sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DOUTORES DA ALEGRIA


Por Ana Laura Diniz

Melhor remédio para a dor? Riso e alegria.

Houve um tempo em que uma resposta como essa seria ridicularizada. Da pior maneira, claro. Mas a ciência já provou que felicidade opera milagres. E nessa seara, os Doutores da Alegria realizam - contraditoriamente - um trabalho sério, e de muita criatividade, uma vez que para cada criança existe praticamente uma música, uma dança, um olhar diferenciado, carregado de afeto. Mais do que isso. Torcida e alto-astral sob forma de coragem e amor. Ao invés de injeção, risos.

O trecho do filme acima mostra os doutores em ação. Wellington Nogueira, um dos fundadores do grupo, explica em seu institucional que "em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentava-se numa comemoração num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianças internadas que não puderam participar do evento. Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas. Essa foi a semente da Clown Care Unit™, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque. 

Em 1988, Nogueira passou a integrar a trupe americana. Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren). Os preparativos deram um trabalho danado, mas valeu: em setembro daquele ano, numa luminosa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início nosso programa."


Os Doutores da Alegria levam ao pé-da-letra a máxima: fazer o bem sem olhar a quem. Espalham alegria a quem precisa, e de graça: o lucro é a felicidade compartilhada.

Atualmente, a trupe é composta por mais de 60 artistas, que estão presentes em 18 hospitais distribuídos por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Associado à formação e desenvolvimento constantes, desde 2003, o grupo está com inscrições abertas para a sua Escola de Palhaços.


Para saber mais sobre esse projeto, que aceita qualquer ajuda ou apoio, acesse o site. Lá é possível, inclusive, cadastrar-se para fazer parte da turma.