Van Gogh. Café noturno.
O modo como as imagens têm sido tratadas em nosso mundo frenético é
inadequado e irreverente, porque teima em ignorar a dignidade do que se
vê. Não se sabe exatamente a quantas palavras equivale uma imagem. Ela
pode ser uma fonte de palavras. Mas pode também suscitar apenas um
silêncio contemplativo, uma reflexão muda.
Na linguagem do sonho as palavras se cristalizam em imagens, porque o
caminho que elas percorrem é o da contramão da estimulação: em vez de
afetar o neurônio e então ser percebida como imagem, a palavra vem do
neurônio investido de volta à percepção. O sonho consiste de imagens e
às vezes de palavras que são como recortes de uma colagem, fora do
contexto regulamentar em que funcionam na linguagem. É frequente que um
sonho apresente uma palavra – às vezes até uma frase – hermética,
misteriosa, que figura ali como uma representação daquilo que a palavra
pode querer dizer, ao invés de um termo no contexto usual da linguagem. A
imagem verbal tem muito mais um caráter conotativo que denotativo no
ambiente onírico. E o que ela significa pertence à esfera subjetiva de
quem sonha. Mistura-se às imagens com um valor equivalente, é parte do
enigma do sonho.
Se refletirmos nesse fenômeno, fica mais fácil perceber por que uma
imagem nunca é a mesma para todos que a veem. Se isso é verdade, então
como tratar as imagens como objetos fabricados em série? Palavra e
imagem têm uma longa história de encontros e desencontros. Ambas estão
ligadas à percepção visual e à memória. Ambas vêm impregnadas de
sentidos e mensagens de variação infinita – que o diga Andy Warhol.
A criação literária é o momento privilegiado da palavra, quando se
convocam imagens e estados subjetivos em função de uma criação única e
intransferível, em tudo semelhante ao processo onírico. Não significa
que o autor tenha a intenção de contar fatos autobiográficos, mas sim
que a obra de criação é, como no sonho, autobiográfica, ainda que não
seja confessional. O que se manifesta na obra de criação tem suas raízes
firmemente cravadas na subjetividade. Há uma forma de sonho na obra de
criação.
Palavra e imagem se fundem num texto que irá afetar de modos diferentes
seus leitores. As pesquisas sobre o tema demonstram que a recepção
individual do texto literário se dá em uma zona de condensação
organizada por um inconsciente e sua subjetividade. Os elementos que
contam para o indivíduo que lê vão além dos conceitos vigentes da
cultura e dos preceitos de sua sociedade – embora esses fatores sejam de
grande importância e quase sempre determinem o sucesso ou o fracasso de
uma obra em termos objetivos. Uma pesquisa puramente conceitual, no
entanto, não dá conta do literário, assim como somente uma pesquisa
psicanalítica não o conseguiria.
A explicação disso se deve em parte à disjunção palavra-coisa. É como
comer o fruto proibido: a palavra ingênua quer designar a coisa, e uma
vez perdida a inocência e percebida a precariedade da identificação
entre elas, descobre-se que a coisa não está onde a palavra a designara,
que já não há redução possível de uma à outra. Descobrimos que fomos
vitimados por uma série de separações, quando acontecimentos como
perdas, mortes ou omissões se reduziam a palavras que deixavam escapar
seu verdadeiro sentido. O passado não cabe nas palavras com que o
evocamos porque não foi e não será como o recordamos ou falamos dele.
Também não podem prometer nada para o futuro, porque será sempre
fantasia tudo que disserem a esse respeito. As expressões se gastam ao
ponto do lugar-comum: terra natal, terra prometida, o céu na terra e
seus análogos só nos dão a certeza de que “uma coisa sem nome nos
acompanha” que não é “nem nossa origem nem nosso futuro” e que por isso é
“nosso horizonte permanente” e também a garantia única de alguma
“tensão da palavra no momento”*.
Por sua vez, a imagem pode exibir acontecimentos em outra dimensão, mas a
ilusão de seu poder também é um risco. Não vale mais nem menos que a
palavra: é diferente. Os limites, os vazios, as imprecisões e a
multiplicidade das palavras e da linguagem têm uma espécie de
contrapartida na imagem. As palavras reduzem e atenuam o real que a
imagem resgata. Mas é bom estar atento a um engano também nesse domínio.
A imagem reproduzida e divulgada ao ponto que a vemos na propaganda e
na mídia se destina a criar novas ilusões, porque a experiência que ela
oferece não é a experiência do real. Enquanto representação do real, a
imagem merece respeito. Rebaixada a vendedora de ilusões e propagadora
da mentira, é uma fraude lamentável, que faz da ilusão uma razão de
viver.
Como em tudo nesta vida, o real tem que ser a medida de todas as coisas.