Mariana com sua gata Bel
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=9602#
Mariana Abraão, de 10 anos, com o poema "A Flor" foi uma das escolhidas a ter sua poesia falada no programa da TV Escola, Semana da Poesia, 8º edição. Para ouvi-la é só clicar no link acima, melhor visualizado no internet explorer.
Este programa fala sobre a poesia e sua essência, grande poetas, sobre a linguem da poesia infantil, chamados pelo programa de Pequenos Leitores, Futuros Poetas, com os vídeos autorais enviados por escolas de todo o Brasil. Mariana mora em Caxmbu e é filha de Sumaia e Celso Abraão. Sumaia leciona piano, canto e yoga.
A programação da Semana de Poesia ainda conta com reportagens feitas em escolas de todo o país, no quadro TV Escola na Estrada, além de documentários especiais, entrevistas, quiz e o Fique Sabendo, com curiosidades literárias também nos intervalos da programação.
Pode ser visto no Canal 112 da SKY; no Canal 694 da Telefônica TV Digital; e na Internet.
Mariana que se inscreveu pelo Colégio Franciscano Santo Inácio , de Baependi, sul de Minas Gerais, passou para o quinto ano e gosta de brincar de bonecas e com os gatos. Ela pega as bonecas,os gatos e monta sua brincadeira.
Eis os originais do Poema " A Flor" cuidadosamente colocado numa pasta cuja capa é um aplique de tecido em formato de flor:
TV ESCOLA
"A TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública desde 1996. Sua programação exibe, nas 24 horas diárias, séries e documentários estrangeiros e produções próprias.
Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino."
O POEMA
A FLOR
Uma flor é meu amor;
É a paixão,
De todo cidadão.
Ela vem de Belém,
Que é em Jerusalém
A terra do além.
Ela não se contém,
De tanta beleza que ela tem.
Ela é amarela,
Por isso é tão Bela.
Zela por todos,
Até pelos que não acreditam nela.
Acenda uma vela
Toda noite,
Para rezar e falar:
Que Deus proteja o nosso lar
E este mar de pessoas
Que só andam bem na vida
Se são boas.
Assim que vai dormir,
Pensa:
Tenho que reagir
Sem agredir,
A todo esse mal que está por vir.
Esta flor,
Não gosta de maldade
E sim de bondade.
Se todos pensassem como ela,
Quem sabe,
A vida não seria mais bela e amarela?
Pense bem nela!
O amor,
Só vence por total a dor
Quando você supera esse medo,
E esse terror,
Desse seu coração de cidadão.
Pense então
No que você pode fazer
Que venha de sua mão
Sem peso no seu coração.
Mariana Abraão