terça-feira, 6 de agosto de 2013

DO IMPACTO QUE MATOU SATÉLITE

Fal Vitiello de Azevedo




Um livro é tão mais, mais do que palavras, do que uma história, mais do que palavrinhas enfileiradas, doces, amargas, ecoando em nossa caixa toráxica.
Um livro é tão mais do que um universo, dois, três mundos imaginados, vitórias, medos, certezas, uma Lua que se tenta alcançar em uma cápsula vitoriana lançada por um canhão.
De sons garantidos pelo silêncio, de pequenas sublimações de amigos acrobatas, um livro pode seguir, este livro pode seguir, abrindo caminho pela pele, arrebentando veias, estilhaçando músculos, arrastando correntes.
Um livro nos faz fechar os olhos no meio da página,este livro nos faz fechar os olhos no meio da página e pensar no que há e não há, no possível, no tangível, no que está.
As nossas dores e verdades, encantamentos e certezas. Expostos, claro, quando queremos, quando não queremos, quando anunciamos, quando calamos, quando desafiamos todas as leis da física e abrimos a escotilha e atiramos, no espaço sideral, o corpo que nos seguirá como um fantasma, talvez amigável.

Digo, penso, acho, sou nas palavras de Esther, no ritmo de Esther, no que Esther revela, no que Esther adivinha. Ao sol, penduradas, nossas breves vaidades, nosso profundo encantamento.
Esther inventa meu dia, ela me vê saturada e aflita, pronta e exausta, sobrecarregada e frustada, iludida, sorridente. Ela sabe que você será lançado no Cabo Canaveral rouco e sombrio, ainda que em cem anos, ainda que de uma outra forma, ainda que não seja lá.

Um rei amou Esther mais do que a todas as mulheres e lhe disse sim e incrustou sua coroa de joias e abriu caminhos e ofereceu segredos e desdobrou o linho e respirou o sol e construiu parênteses.
A cadência que ondula, as frases, petardos, as metáforas, comboios. Minha Esther profética sonha com viagens do próximo século, com bibelôs eduardianos, com avanços ainda sem nome.
O rei amou a Esther mais do que a todas as mulheres, eu amei a Esther mais do que todos os demais e em suas palavras encontrei a Graça e perseverei e entendi os sinais e amei as respostas e fui salva, mais de uma vez. E fui salva, todos os dias. E fui salva de mim mesma, de você, das palavras dela, da minha dor abissal, do impacto que matou Satélite, do impacto, do impacto.

E as jóias da coroa de rainha nos cabelos dela.
você encontra o livro da Esther aqui