terça-feira, 27 de agosto de 2013

Igreja da Candelária, RJ




Falar das belezas naturais do Rio de Janeiro tornou-se repetitivo.  Uma delas é a igreja da Candelária, bela construção que merece ser vista. Outras igrejas, como a da Glória e tantas outras merecem também uma visita.
Mas o Rio tem muito mais que lindas paisagens, floresta, parques e praias deslumbrantes. Alguns podem acrescentar "tem também favelas, violência, comércio ilegal e traficantes" – que hoje andam sumidos, presos ou temerosos de se expor, diante da boa política de segurança que ora alivia nossos temores.
Mas além da natureza abençoada e de uma arquitetura digna de admiração, existem no Rio bons programas de lazer e cultura para atender a todos os gostos.
 Sugestões para quem pretende visitar o Rio em 2011:
 ·                    Na Praça XV de novembro estão o Paço Imperial, linda construção colonial que funciona hoje como um centro cultural com cinema, restaurantes, exposições temporárias e manifestações musicais; o Convento dos Carmelitas, o Arco do Telles – onde na casa 13 morou Carmem Miranda e onde acontecem happy-hours memoráveis, nos bons bares e restaurantes locais – e a Travessa do Mercado, todos eles parte importante da memória do Brasil. Ali começou a história do Rio.  Seus bares, restaurantes, feiras, museus e intensa movimentação popular são atrações para muita gente que trabalha no centro da cidade e também para quem vem de mais longe curtir algumas horas de lazer.
·                    No Centro Cultural do Banco do Brasil, prédio de 1906, estilo neoclássico, que foi sede do Banco do Brasil até 1986, há um polo cultural com excelentes mostras de pintura, fotografia, um acervo permanente e algumas exposições temáticas sempre bem cuidadas. Promove debates sobre assuntos variados, sessões literárias etc. Salas de cinema e vídeo, teatros, shows de música frequentes no foyer. Há também uma casa de chá e um restaurante refinado. Biblioteca de 140 mil exemplares.
·                    Vizinha ao CCBB, na Visconde de Itaboraí n. 78, a Casa França-Brasil tem sempre mostras de arte, um cinema que funciona de terça a domingo e um bom bistrô, além da própria construção que vale a pena conhecer. Também pode ser encontrado lá farto material de pesquisa sobre temas ligados à douce France.
·                    Logo atrás do CCBB e da Casa França-Brasil, vale a pena explorar as ruas estreitas que datam dos séculos XVIII e XIX, onde a gente encontra fácil um bom restaurante instalado num casarão de pé-direito quase a perder de vista e bons lugares para um chope e um papo de fim de tarde.
·                    Na Marechal Floriano 168, o Centro Cultural Light tem sempre atrações interessantes, shows e exposições, e é em si mesmo outro exemplo da arquitetura neoclássica que predominou no Rio antigo.
 Outros pontos da vida cultural merecem atenção: a Biblioteca Nacional, com programações atraentes e a Academia Brasileira de Letras, que oferece palestras e cursos.