domingo, 24 de outubro de 2010

ANPOCS INOVA E INTERAGE COM A POPULAÇÃO DE CAXAMBU

Por Ana Laura Diniz

O 34º encontro anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) propiciará à cidade de Caxambu/MG, a partir de amanhã, mais que a sua tradicional reunião de estudiosos e pesquisadores, mas também a chance de a população local e vizinha interagir com o evento. Isso porque até o dia 28 de outubro, a Anpocs promove uma série de atividades paralelas, o TEM - Circuito de Ciência e Tecnologia, que contará com 12 estações espalhadas pelo município de Caxambu, nas quais serão apresentados filmes, debates e exposições sobre as principais áreas do conhecimento, englobando as ciências sociais, exatas, humanas e biológicas.

Em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o TEM é aberto ao público em geral, primando por alunos e professores da rede pública municipal e estadual de ensino da cidade e região. "Que valha o intercâmbio, uma vez que contemplamos a pluralidade de perspectivas intelectuais e políticas em curso na vida brasileira. Promovemos um espaço para autorreflexão e um importante canal de articulação e de comunicação com a sociedade, a partir do tratamento de temas e questões que afetam o cotidiano da maioria dos brasileiros", diz Maria Alice Rezende de Carvalho, presidente da associação.

Já a Anpocs, que segue até o dia 29 de outubro, reunirá cerca de mil e quinhentos participantes brasileiros este ano, além de convidados estrangeiros, cientistas sociais, historiadores e cientistas políticos de renome como Pierre Rosanvallon. Entre os temas que serão tratados destacam-se democracia no século XXI; balanço da era Lula; justiça, desigualdade e transição; drogas e a sociedade contemporânea; e pesquisa social em áreas e situações de conflito e tragédia.