Por Telinha Cavalcanti
Minha primeira lembrança, salvo engano, é de uma compoteira de doce de morango brilhando no sol. Eu devia ter menos de cinco anos, com certeza. Morava numa casa no alto duma ladeira. Minha mãe plantava morangos, colheu e fez o doce: morango, água, açúcar. Eu lembro do brilho do sol na calda vermelha do doce.
Desde bebê a comida me acompanha, muito além do peito da minha mãe. Nasci bem, fiquei doente, quase morri. Levaram-me a todos os pediatras que puderam, até a neurologista, no Recife de 1970. Vomitei papinha recém-feita pelo médico famoso, que disse que mamãe não sabia me alimentar: desde então já sabia vingar os meus. Sarei e cresci, aqui estou, devido, com certeza, à luta da minha família em me manter, ao batismo às pressas que me salvou de morrer pagã, às promessas aos santos e às inúmeras mães de leite que meu pai e minha tia arregimentaram nos canaviais de catende: trocava-se, então, o leite de peito por uma lata de leite ninho pros filhos das mulheres de mãos cheias de calos que me salvaram a vida.
Então, desde cedo, comida e doce me guiaram os caminhos. Mamãe com suas receitas célebres, repetidas com a pontualidade dos dias santos: peixe, leite de coco e bredo na páscoa, comida de milho no são joão, peru e sarrabulho no natal, cozidos, bobós, churrascos, feijoadas e sorvetes caseiros quando desse na telha do meu pai.
Meu pai, que um dia adoeceu e fez com que ela parasse de cozinhar muitas de suas comidas preferidas. Das minhas comidas preferidas.
De todas essas, uma eu sei fazer. E trago, para vocês, uma receita tradicional pernambucana, com o toque da minha família. Sim, porque esta é daquelas receitas das quais todo mundo tem sua versão - e todo mundo jura que a sua é a melhor.
DELÍCIA DE ABACAXI
Ingredientes:
- 1 abacaxi maduro, do ácido
- 1 lata de leite moça
- 1 lata de creme de leite (não vale a caixinha, tem que ser lata)
- Açúcar
- Leite
- 4 ovos
1) doce de abacaxi
- 2 xícaras de açúcar (ou mais, ou menos, confome seu gosto)
- 1 abacaxi cortado em pedaços pequenos
- Levar ao fogo até fazer calda rala e o abacaxi ficar vidrado.
2) creme
- 1 lata de leite moça
- A mesma medida de leite
- 4 gemas
- 2 colheres de sopa de maisena
- Dissolva a maisena no leite
- Misturar tudo, levar ao fogo até ficar um creme tipo um mingau ralo. Se empelotar, passar numa peneira antes de juntar ao doce.
3) cobertura
- 4 claras
- 4 colheres de sopa de açúcar
- Creme de leite geladíssimo sem soro
- Bate as claras em neve. Junta o açúcar. Aos poucos, colocar o creme de leite. Vai ficar líquido, mas é assim que funciona.
4) montar a delícia
- primeira camada, doce de abacaxi
- segunda camada, creme
- terceira, a cobertura
- levar ao congelador. Em 4 horas tá bom. Virando à noite fica perfeito.