quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

a.E d.E

Esther Lucio Bittencourt

Elis Regina morreu em 19 de janeiro de 1982, vítima de overdose de cocaína e álcool
Foto: Arquivo Pessoal/ Trama/Divulgação colhida em http://musica.terra.com.br




O tempo passa depressa, como depressa o tempo passa! Elias cantava ontem mas já está morta há 30 asnos anos.
19 de janeiro de 1982, eu não acreditei no que ouvia: morria Elis Regina, a hélice! Hoje, 19 de janeiro de 2012. O tempo avalanchou-se sobre mim, sobre nós, sobre os sonhos de uma casa no campo, -eita tá difícil pois a mão de obra é complicada- e ouve-se que existem duas felicidades na vida: uma, comprar um sítio, ou seja , a casa no campo, outra, vendê-lo.


Como o mundo mudou! hoje a filha de Elis, Maria Rita, que quando ela morreu era pequenina canta com a voz da mãe, mas não é a mãe.
A vida é a. E d. E. Ficou sem graça?

Morte de Elis Regina : 30 anos

Elis Regina morreu em 19 de janeiro de 1982, vítima de overdose de cocaína e álcool
Foto: Arquivo Pessoal/ Trama/Divulgação colhida em http://musica.terra.com.br

Elis Regina, considerada a maior cantora brasileira de todos os tempos, morreu em 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos, vítima de uma mistura fatal de cocaína e álcool. Deixou três filhos: João Marcelo Bôscoli, Pedro Mariano e Maria Rita, que na época tinham 12, 7 e 5 anos, respectivamente.
Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Conquistou o público europeu e tornou-se a primeira artista a se apresentar duas vezes no mesmo ano no Olympia, a mais antiga e famosa casa de espetáculos de Paris, na França.
Lutou contra a ditadura militar não foi exilada mas sua tortura foi ser obrigada pelos militares a cantar o Hino Nacional no estádio, o que revoltou a esquerda brasileira  da época que fazia patrulha ideológica em massa.

Nesta quinta-feira (19),  será lançado um disco de raridades da cantora, que terá no repertório a inédita Comigo É Assim, encontrada como sobra de outro álbum nos arquivos da gravadora Universal.
O projeto Viva Elis será encabeçado pelos filhos e reúne  uma exposição multimídia, com vídeos, fotos, discos, roupas, objetos pessoais e acervo de documentos. Depois de rodar algumas cidades do País, a ideia é abrigar esse acervo no Instituto Elis Regina, que será criado em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre. Um livro sobre ela será escrito por Allen Guimarães, que reuniu pesquisas e entrevistas da cantora.