domingo, 8 de janeiro de 2012

ENCHANTED DOLLS - É PARA VER, NÃO É PARA BRINCAR

Telinha Cavalcanti

Não sei bem como foi que descobri o site Enchanted Doll. Sei que, no momento em que vi as bonecas de porcelana feitas pela russa residente no Canadá Marina Bychkova, fiquei absolutamente encantada. São bonecas feitas a mão pela artista, vestidas e maquiadas com extremo cuidado e delicadeza; usam jóias mínimas, sapatinhos, adereços de cabeça. São princesas, noivas, personagens de contos de fadas; em seus modelos, Marina Bychkova engloba arquétipos femininos de beleza e melancolia.

a princesa e a ervilha

a princesa e a ervilha

detalhe das mãos

São bonecas, mas não são brinquedos. São obras de arte que chegam a custar 25 mil dólares canadenses (em torno de R$ 45.000,00) e possuem uma intrincada estrutura de fios e mecanismos que permitem diversas poses.

Lavanya, uma noiva indiana

 
Sheherazade e sua irmã Dunya, aos seus pés

Makdot - Daughter of the Moon

Cada personagem tem nome, e algumas vezes, biografia. Marina Bychkova também faz releituras dos clássicos, com versões alternativas de Alice no País das Maravilhas a Anna Karenina. Mas a imagem que mais me impactou foi a homenagem às mulheres que enfrentaram câncer de mama, batizada  Surviving.



Nas palavras da artista, Surviving é um tributo em porcelana às mulheres que lutam contra o câncer de mama - e às decisões que elas precisam tomar. Fazer esta boneca foi uma maneira de trabalhar o medo que sinto desta doença que afeta centenas de milhares de mulheres em todo o mundo.


Você pode encontrar mais bonecas - inclusive um detalhado passo-a-passo da criação e montagem do modelo Alice no País das Maravilhas - no site Enchanted Doll.