terça-feira, 17 de janeiro de 2012

QUITANDA DA VIDA 60

Telinha Cavalcanti

Faz tempo que eu fiz esse bolo, guardei a receita para postar e esqueci. A massa é diferente da de um bolo normal, é mais densa, mais interessante :)

Coloquei algumas blueberries quando fiz o bolo, seguindo a dica de uma amiga. Olha, não sei se o problema é comigo ou se esse tipo de fruta só funciona mesmo no hemisfério norte, mas... ô coisinha sem graça que é a blueberry! Mas, mesmo assim, o bolo ficou muito bom :D

Bolo de Iogurte 

Ingredientes:

1 copo de iogurte natural (use o mesmo copo como medida para toda a receita)
2 medidas de açúcar
2 medidas de farinha de trigo peneirada
1/2 medida de óleo vegetal (canola, milho ou girassol - não use azeite de oliva!)
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Como fazer

1) Bata todos os ingredientes no liquidificador, começando pelos ovos e o açúcar. Depois acrescente o óleo, a farinha, o iogurte, o sal, e por último o fermento.

2. Use uma forma untada com margarina, mas ao invés de farinha, polvilhe açúcar com canela. Atenção, a massa rende um bolo grande; se não tiver uma fôrma tipo bolo suíço, pode usar um tabuleiro alto ou então dividir a massa. Só pode colocar a massa até 2/3 da altura da fôrma, senão se prepare para uma hecatombe no seu forno.

3. Asse em forno médio, pré-aquecido, por meia hora. Claro que o tempo varia de fogão para fogão.

obs: Se você colocar blueberries, primeiro passe na farinha de trigo e peneire bem o excesso, para que eles não afundem na massa.
Eu prefiro colocar umas raspinhas de limão, nada muito forte, só para perfumar :)
Se quiser servir com calda de goiabada ou de geléia de morango, hmmmm! Me chama?

imagem: Cybercook