sábado, 28 de janeiro de 2012

FREDZILA - JIHANKI

Carlos Frederico Abreu

Jidō-hanbaiki (jidō = "automática"; hanbai= "venda" e ki= "máquina")ou jihanki para os íntimos!

Estima-se que exista uma para cada 20 habitantes, o que dá quase umas 6 milhões delas. Pra mim são uma espécie de botequim, num país sem eles.

Estão sempre abastecidas e não é por mágica. É possível ver o pessoal de manutenção durante o dia ou de noite, repondo o estoque e as moedas de troco. Não dá pra imaginar o trabalho e a estrutura necessária para mantê-las funcionando.


As máquinas de rua na maioria vendem bebidas (de todo tipo), mas é fácil também encontrar outras que vendem doces, comida semi-pronta e cigarros (estas são diferentes e falo adiante sobre o TASPO).


Existe uma campanha para se evitar excessos, digamos assim. Hoje em dia é difícil ver máquinas vendendo bebidas alcoólicas por exemplo, na rua, ou então ficam desligadas durante a noite.

A maioria dos hotéis possuem, em cada andar, um canto discreto onde se podem encontrá-las, normalmente junto com a máquina de gelo.


 Esta vendia refeições semi-prontas. Foi amor à primeira vista...


Na falta de serviço de quarto e de um restaurante aberto nas proximidades (os estabelecimentos fecham bem cedo na maioria dos lugares), então encontrar aquela máquina foi quase uma intervenção divina.

Jantei uma boa macarronada, com o tempero especial da Nonna Jihanki!


1.Retire o plástico protetor e o anel de papel que envolve a embalagem.

2.Retire a tampa externa, separando os talheres plásticos.

3. Coloque o saquinho com o molho sobre a tampa interna e feche com a tampa externa.
4. Coloque o anel de papel de novo.


5. Com a embalagem sobre uma superfície plana e resistente ao calor, puxe o fio laranja que sai da embalagem, até aparecer a parte azul do fio.


6. Aguarde 10 minutos. (Não se assuste com o vapor saindo, é assim mesmo!)
7. Abra a embalagem com cuidado, retire o saquinho de molho, retire a tampa interna, corte o saquinho de molho e despeje sobre o macarrão.


8. Itadakimasu!


9. Depois de terminar, basta juntar as partes de novo e... lixo.