Por Alline Storni
Daí que você já visitou o Duomo, a Galleria, o teatro Scala. O que mais tem em Milão além de gente bonita, lojas para todos os gostos e bolsos e comida boa?
Tem a Santa Ceia do Leonardo Da Vinci, por exemplo (ou a Última Ceia, ou o Cenacolo Vinciano, como eles chamam por aqui)...
Mas para isso você tem que se organizar com bastante antecedência. Porque é preciso reservar a visita ao refeitório do convento Santa Maria delle Grazie com pelo menos três meses de antecedência. Toda esta espera por 15 minutos de visita. Sim, devido à grande procura você só pode admirar o afresco por 15 minutos!
A Última Ceia foi feita por Leonardo da Vinci a pedido do duque Ludovico Sforza de Milão. A pintura é baseada no Evangelho de João 13:21 em que Jesus anuncia ser traído por um de seus discípulos. O trabalho mede de 4,6 x 8,8 e está pintado na parede do refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie. Leonardo começou a trabalhar em 1495 e concluiu em 1498.
Você pode reservar uma visita guiada... eu recomendo. Porque a não ser que você seja um “expert” em Da Vinci, você não vai admirar a obra como se deve indo lá e olhando 15 minutos. Os guias normalmente são historiadores especializados nas obras de Da Vinci, então te explicam cada detalhe do afresco. Purtroppo, as visitas guiadas são só em inglês e em italiano!
A manauara Eva Miranda, que inaugurou a seção 'Pindorama' nesta semana, em frente ao Cenacolo Vinciano, triste, por não ter conseguido apreciar o afresco de Da Vinci. |
Ah, então você ficou curioso para saber sobre o Castello Sforzesco? Espero então até o próximo post!
Sites úteis: