quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ORQUESTRA DE CORDAS DA GROTA



Durante o Canta Brasil 2011, em Caxambu, encontrei o Marcio Paes Selles, amigo antigo, filho de dona Otávia que iniciou o movimento de recuperação e ensino das crianças da Grota do Surucucú, uma comunidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.

"Este projeto de ação social na Grota do Surucucu – Niterói (RJ) começou na década de oitenta quando D. Otávia Paes Selles, professora aposentada, resolveu ajudar as crianças que apresentavam dificuldades na escola, proporcionando-lhes reforço escolar.

Em 1995, D. Otávia pediu ao seu filho Márcio Paes Selles, músico, que lhes ensinasse música. Ele começou a dar aulas de flauta doce e passou depois para violino, viola e violoncelo.

Em 1998, após o falecimento de D. Otávia, seu filho Márcio Paes Selles e sua nora Lenora Pinto Mendes, assumem a direção do trabalho. Márcio e Lenora, agora à frente do projeto imprimiram nas ações desenvolvidas seus conhecimentos e talentos musicais. Com isso se formou o núcleo do que mais tarde seria a Orquestra de Cordas da Grota.

Em 2001, à convite de uma professora da Universidade de Coimbra, seis alunos foram se apresentar no norte de Portugal. A grande visibilidade na mídia sensibilizou empresas com responsabilidade social, determinando – para receber as doações e os investimentos - a constituição de uma organização não governamental, RECICLARTE, sem objetivos econômicos, que valoriza as ações de voluntariado.

Em 2004, com o apoio da Brazil Foundation e do Instituto Cooperforte foram feitas melhorias nas instalações. Em 2007, a pequena casa que D. Otávia ocupava ganhou características de prédio com dois andares, o que permitiu expandir o número de crianças e jovens atendidos.

No local que D. Otávia começou, hoje, Espaço Cultural da Grota, desenvolvem-se projetos que fazem intervenção sociocultural na vida das crianças, dos adolescentes e dos jovens, valorizando a arte e a estética como forma de expressão, construção de saber, formação de vínculos sociais, fortalecimento da autoestima e desenvolvimento de habilidades.

O objetivo inicial era apenas transmitir conhecimento musical, mas junto com a música vieram cultura geral, viagens com apresentações no país e no exterior (além de Portugal, Nova Iorque e cidades dos países da América Central: Panamá, Nicarágua, Costa Rica, Honduras e Belize), geração de renda e a perspectiva de um futuro melhor.

Esse trabalho vem se destacando em reconhecimentos e premiações: a Orquestra, em 2004, e o projeto Multiplicando Talentos, em 2006, receberam o Prêmio Cultura Nota 10 do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Prêmio de Direitos Humanos Aluisio Palhano – PMN 2005. Foi também semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef e Todos pela Educação em 2007. Em 2008 recebeu o Título de Utilidade Pública concedido pela Prefeitura de Niterói e Prêmio da Cultura 2009 - Música Erudita, Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Márcio e Lenora não só continuaram convocando amigos, como também conseguiram parcerias institucionais que ampliaram suas ações para além da música, como o Projeto AABB-Comunidade com patrocínio institucional da Fundação Banco do Brasil-FBB para crianças e adolescentes da comunidade da Grota e adjacências e alunos da rede pública local, que se realiza na AABB-Niterói, no bairro de São Francisco-Niterói (RJ).

Todos os projetos no Espaço Cultural da Grota transcorrem no contraturno escolar, desenvolvendo habilidades musicais, fixando as crianças nas escolas, proporcionando a elas melhor aproveitamento e elevando a autoestima. Esse último aspecto é alcançado nas apresentações, normalmente em lugares aos quais não teriam acesso, nas quais são aplaudidos e considerados. O aproveitamento escolar mantém estreita relação com a renda, pois cada ano a mais de escolaridade aumenta o salário médio dos brasileiros em 12%, para o resto de suas vidas.

Hoje, quinze alunos oriundos do Espaço Cultural da Grota cursam a Universidade e vinte e cinco alunos são professores de música e músicos profissionais, que atuam na Orquestra, atualmente com 120 participantes."



http://www.espacoculturaldagrota.org.br/new/