segunda-feira, 5 de setembro de 2011

RESGATE DA ARTE POPULAR

Por Dade Amorim


Adriana Victor e Juliana Lins. Ariano Suassuna – um perfil biográfico. Rio: Zahar, 2007. 135p.

Quem confunde Suassuna com arte popular nordestina está certo e errado ao mesmo tempo. Isso fica muito claro na biografia que Adriana Victor e Juliana Lins fizeram do autor. Suassuna – “o imperador da Pedra do Reino, guerreiro e rei de honra do Maracatu Rural Piaba de Ouro” – é mesmo o bravo “paraibano que viveu em Pernambuco mais do que em qualquer outro lugar do mundo, sertanejo sem lá ter nascido, brasileiro por nascimento, convicção”. Mas é também criador “de cabras e de literatura”, e nisso ele por assim dizer perde a inocência do artista popular, cordelista das feiras e praças ou dançarino das ruas, para ser “orgulho e admiração a seu povo”.

Essa ambiguidade do escritor, que além disso é também filósofo e advogado,  mostra um jogo duplo que deixa entrever a grande sofisticação que existe por trás do personagem sertanejo que Ariano faz questão de encarnar, e que parece mover e inspirar suas ações. Ariano é um sonhador, dedicado à família, que ama a vida e a arte. As raízes brasileiras e sertanejas do autor nos são reveladas numa mistura de vida pessoal e vida profissional.

Ariano Suassuna completou 84 anos em junho de 2011. Pode ser considerado um dos maiores representantes da literatura brasileira de nosso tempo. É autor de obras-primas como Auto da Compadecida, que chegou a meio século de existência com a mesma vitalidade de sua estréia, o Romance d’A Pedra do Reino e tantas outras, merecidamente estudadas, encenadas, traduzidas para diversos idiomas e adaptadas para TV e cinema. O Movimento Armorial, fundado por ele, propõe uma arte brasileira erudita, a partir das raízes populares de nossa cultura.

A obra de Adriana Victor e Juliana Lins inclui mais de 50 fotografias, em grande parte tomadas especialmente para o livro. Mais de 20 boxes aprofundam assuntos correlatos à história narrada, e uma lista das obras que influenciaram sua formação como escritor, lista elaborada pelo próprio Ariano Suassuna, além da bibliografia selecionada do autor, que cita as adaptações para TV e cinema.

Adriana Victor trabalhou com Ariano na Secretaria de Cultura de Pernambuco desde a primeira gestão do autor. Juliana Lins é roteirista e co-autora de livros sobre Pixinguinha e Paulinho da Viola (este último com André Diniz). As autoras mostram um escritor bem consciente de seu papel e da influência de sua obra para a cultura, não só em seu estado como em todo o Brasil. E como autores assim extravasam as fronteiras de sua terra natal, além dos países da América Latina, como Uruguai, Argentina e México, há repercussões de seu trabalho em diversos países da Europa ocidental, na Polônia, Tchecoslováquia e nos Estados Unidos, com menções e críticas elogiosas na mídia estrangeira.

A quem desejar saber mais sobre Ariano Vilar Suassuna, recomento o blog do Guto, no número dedicado a ele, com uma boa descrição da vida do autor e sua obra.