terça-feira, 20 de novembro de 2012

QUITANDA DA VIDA --- VENDE-SE






Esther Lucio Bittencourt (interina)

quitanda antiga(foto google)


Quando foi criado o título para esta coluna não pensamos somente no tempo gasto em quitantas, armazéns, shoppings, atualmente, e supermercados na vida de uma pessoa.

Sabemos também que a vida é uma quitanda, daí : Quitanda da vida.

Por exemplo, eu tenho a oferecer algo que o dinheiro compra, mas uma outra coisa que não há como ser paga, como afeto, compreensão, carinho.
E o que o dinheiro compra em mim? o pacto com o sistema.
Por mais que o desdiga sempre pactuamos com ele pous somos consumidoras natas e nos beneficiamos do que ele oferece.

 Hoje, nesta Quitanda da Vida, vende-se a possibilidade de resumo.
Mas para que serve? perguntarão vocês.
Nem eu sei, confesso.
Claro que ter a capacidade de resumir alguma coisa representa foco e  observação.

Por exemplo, e hoje estou cheia de exemplos, se fosse resumir a vida de uma pessoa, digamos que o chefe da redação me pedisse que fizesse isto em lauda de 30 linhas com 72 toques, precisaria tirar o sumo do sumo ou como na homeopatia dinamizar.

Vamos fazer um resumo de almoço, por exemplo:

feijão preto ou lentinha
abóbola madura
couve rasgada
curry
gengibre e páprica

Cozinhe o feijão sem deixar que o grão se desmanche. Feijão ao dente. Coloque pouca água para que ele fique seco.
Em seguida vem a abóbora em pedaços graúdos, e a couve rasgada.

Esqueci de recomendar azeite e sal. O feijão é cozido em alho desidratado e somente água, pouca água, como já disse. Depois da couve, curry ao gosto, assim como os demais ingredientes regue abundantemente com azeite virgem.

Sirva com banana assada no açúcar e canela.
E depois me conte.

Mas afinal, que droga de resumo vende-se hoje?
Esqueci de informar: está na oferta do dia, pendurada na porta de entrada da quitanda: um abraço apertado, suspiro drobrado de amor sem fim com Faísaca e Espoleta. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.