quarta-feira, 21 de novembro de 2012

TENHO RAIVA DE SENTIR RAIVA

Por Ana Laura Diniz


Raiva é sentimento complicado, e as pessoas pouco gostam de admitir quando a sentem. Acham que é desprezível, de menor valia... sentem, mas se envergonham, tentam passar ilesas, fingir que são incapazes de nutri-la.

Eu sinto raiva. Quando me sinto desprezada. Quando me preocupo com quem não se preocupa. Quando me sinto trajada num papel de otária. 

Odeio me sentir paspalha. Por mais idiota possa ser o humano. Por mais primitivo seja sentir raiva.

O bom da raiva (e tudo tem o lado positivo) é que ela antagonicamente faz qualquer indivíduo se sentir mais vivo. Comigo, se ela é grande, sinto imediatamente o sangue fluir com rapidez e exatidão nas veias; os olhos se agigantam de tal maneira que parecem cuspir faísca. E devem cuspir.

Dou choque. Se abro porta de carro, levo choque. E para não falar tudo exatamente o que penso, calo-me por fora, explodo por dentro.
...
Tudo isso para as horas passarem. As palavras que feririam fundo escaparem... ou ao menos, que passe tempo suficiente para que, se elas ficarem, percam sua virilidade, força.
...
Penso em milhões de coisas quando sinto raiva. Muitas válidas, outras não. Eu sei, mas não sei. Pouco importa. 

O que importa mesmo nessa hora é a navalha na carne. Da palavra dita, não dita, pensada. Da palavra guardada que dá medo de virar câncer. (É melhor dizer que guardar, afinal? Extravazar o sentimento ou engolir seco como se nada tivesse acontecido?).
...
O bom é quando você já sabe que aquilo que te preocupava não tem mais valia, mas tendo ficado estressadíssima enquanto pensava em mil tragédias urbanas, você então se dá o direito de ficar puta, putíssima, porque otariamente perdeu tempo em se preocupar com o que não devia, não podia. Porque essa ação foi solitária, via de mão única. O que te faz ter certeza da parte que lhe cabe neste ou naquele latifúndio. 
...
Raiva. Ira. Quarto percado capital. É o intenso e descontrolado sentimento que pode ou não gerar vingança - pelo simples desejo de destruir aquilo ou aquele que provocou sua ira. É o que conflita, por fim, o agente causador da ira e o irado. 
...
Tenho raiva de sentir raiva. 
...
A raiva cega. Anula. Ensurdece.
...
Já experimentou dormir se sente raiva? Vazo as horas como se fossem segundos. E nada de colar os olhos.
...
Raiva. Ódio. Ira. Lembra você, caro(a) leitor(a), a última vez que a sentiu?