quinta-feira, 29 de novembro de 2012

VOCÊ MERECE O MELHOR

Por Elaine Pereira




Vi isso umas duas ou três vezes, e a cada vez que vejo fico mais indignada. Só uma observação – eu não sou feminista porque acho uma chatice, ainda gosto de quem me ajude com a força física porque isso não me diminui em nada. E educação nunca fez mal para ninguém. 

Mas esse comercial do nome que eu fiz questão de memorizar para NUNCA comprar, é de matar. Muito se falou a respeito do comercial de uma loja de roupas que dizia que a mulher passava o ano todo sem comer para ficar linda e entrar nas roupas da loja. Foi obviamente um tiro no pé, e vamos combinar que o publicitário que concebeu e o cliente que aprovou não têm a menor noção. 

O que me espanta é que nada se disse deste. Vejamos. “Eu sempre sonhei com um marido bonito, alto, inteligente...” Vamos por partes – ela sempre sonhou com um marido. O marido é bonito, alto e inteligente, e de repente no porta-retrato ele vira médico!!! Bonito, alto, inteligente E médico. 

Os homens normais, feios, de estatura média ou baixinhos, e de todas as outras profissões que não estejam na área da medicina, e portanto não são inteligentes, não são o melhor, porque segundo a narração continua, “você sempre sonha com o melhor”. 

Eu nem sei por onde começar porque a coisa toda é tão ridícula e fora do tempo que me deixa sem palavras. Um comercial desses nos anos 50 seria aceitável e até os 60 passável. Mas hoje??? Quem é essa mulher? A “esposa (palavra horrível e equivocadamente usada pela laia referida) de médico”? Em geral os médicos escolhem mulheres que nem sabem pra que serve o produto anunciado. Ou sabem, mas tem coisas melhores para discutir. 

E que mulher é essa que fica em casa vestida impecavelmente e fazendo a faxina – note-se que dos cabelos não escapa nem um fio. Vestida de branco? Para lavar o banheiro? E logo em seguida, depois de faxinar toda casa, porque o cloro dos seus sonhos é multiuso, vem o Prince Charming, joga um olhar e diz com voz de travesseiro – “Vamos?” Vamos para onde? Faxinar o quintal? Lavar os outros banheiros da casa? Ou com cheiro de cloro mesmo ela vai a uma festa? Ou eles vão concretizar seu amor perfeito porque eles e a casa merecem o melhor? 

Bom, minhas interrogações e exclamações expressaram minha indignação. Claro que não muda nada, e o que eu disse sobre o publicitário foi só de raiva mesmo porque uma empresa desse porte não aprovaria uma barbaridade dessas sem saber que tem público alvo para isso. Eu só faço votos que o público alvo seja nossas avós, que viveram nesse tempo. Espero de coração que ainda não existam meninas esperando o moço bonito, alto e inteligente. E muito menos os médicos, que devem ser ocupados pacas pra se preocuparem com o cloro usado para lavar o banheiro de casa. 

Meninas, sejam seu homem bonito, alto e inteligente. Eu não sou mais menina, já aprendi, o Príncipe Encantado é um sapão disfarçado, e por mais que a mídia tente nos convencer que é ele que queremos, e que queremos ser magérrimas, altas, de cabelo escorrido custe o que custar, louríssimas e ainda dar conta de ser boa profissional, boa mãe, boa de cama, e quando abrimos a boca ninguém finge que não nos conhece, é tudo mentira. A gente pode ser o que quiser e o que conseguir ser. Aspirar o melhor é louvável, fundamental e faz bem pra pele. Mas é vital saber o que é o melhor.