sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DOM QUIXOTE ANDOU POR MADRI


Durante a Inquisição na Espanha Miguel de Cervantes (Peter O'Toole) é preso como herege, por propagar pensamentos subversivos. É jogado em um calabouço, ocupado também por ladrões e assassinos, e julgado pelos prisioneiros. Para se defender Cervantes conta a história de um homem idoso, que passa os dias e as noites lendo e só consegue ver a injustiça e a trapaça triunfarem. Ele se torna um cavaleiro errante, conhecido como Don Quixote de la Mancha, que decide lutar contra as injustiças do mundo. Durante o "julgamento" Cervantes se transforma em Don Quixote, para poder fazer a sua defesa.


No Youtube se pode ver a cena do Filme com Peter O´Toole e Sofia Loren. Também encontrei lá o filme Tirant Lo Blanc, livro escrito por Joanot Martorell e produzido em cinema por Vicente Aranda. Assim por acaso. Nesta curta cena, no entanto, vi que a delicadeza do livro não foi mantida. Tirante Lo Blanc foi o único livro que deixaram ficar com Dom Quixote, após seus momentos de visão, que chamaram loucura.

Cervantes, que escreveu Dom Quixote, apreciava o livro de Joanot Martorell e permitiu que seu personagem assim o fizesse. Então lembrei do que acontecera em 2005.

Foi em 23 de abril de 2005 que Sonja Faria Rosa avisou que Don Quixote andava por Madri, capital da Espanha. Olé!
Ilustração de Gustave Doré


"Nossa Esther eu fiquei emocionada com essas vozes da minha adolescência.
Você conhece o Book Crossing?
Aqui você se inscreve e separa algum livro que gostaria de dar para alguém. Registra-o no site e escreve na contracapa do livro o número do registro que eles te dão e deixa uma nota dizendo que o livro foi deixado para um book lover.

Eu sempre deixo livro no onibus ou no metrô. Mas hoje, pelo aniversário da morte de Cervantes e 400 anos de D.Quixote o Books Crossing espalhou 400 livros pela Plaza Mayor em Madrid.
Minha filha que mora lá me contou, mas ela não pode ir procurar porque, infelizmente, tinha que trabalhar.

Parece que isto está agora comecando no Brasil. Acho uma ideia fantástica.
Preciso saber onde está acontecendo isto no brasil. Alguém sabe?"

BOOK CROSSING

O conceito de BookCrossing surgiu nos Estados Unidos da América e, num sentido lato, pode ser definido como a prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o leiam, o voltem a libertar e assim sucessivamente. O conceito encontra-se definido desde Agosto de 2004 no Concise Oxford English Dictionary:bookcrossing n. the practice of leaving a book in a public place to be picked up and read by others, who then do likewise.


O objectivo dos membros do BookCrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca. 

Para que isso se torne numa realidade, não se importam de libertar os seus livros em locais públicos (cafés, transportes públicos, paragens de autocarro, bancos de jardim e outros sítios que a imaginação ditar) para que o maior número de pessoas os possam ler, em vez de os manterem parados nas suas estantes. Desta forma, o acesso à cultura e especificamente à leitura torna-se verdadeiramente universal.


DOM QUIXOTE

"O primeiro romance moderno da história da literatura universal completou seu quarto centenário há 7 anos.



Em 1605, na Espanha, foi publicada uma das obras mais marcantes da literatura espanhola por um dos seus escritores mais célebres, Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616). O romance é Dom Quixote de La Mancha que traz a dupla de personagens mais conhecida da literatura mundial, Dom Quixote e Sancho Pança.
Otto Maria Carpeaux, em artigo selecionado ("Cervantes: um homem entre o séculos") de sua História da Literatura Ocidental, busca a empatia histórica entre a dura vida de soldado de Cervantes com a peregrinação de Dom Quixote.

O jornalista Bernardo Joffily ("Sancho Pança tinha razão: 'O que transforma o mundo é a necessidade e não a utopia'”), em meio a uma polêmica no último Fórum Social Mundial em Porto Alegre,-abril de 2005- faz uma referência ao realismo do parceiro de Quixote e a realidade do mundo atual.

A especialista em Cervantes e professora da USP, Maria Augusta Vieira, em entrevista exclusiva a Princípios (“Ordem no mundo a partir de valores humanitários”), resgata a necessidade de se refletir a partir de Quixote o mundo partindo de uma ordem mais plena em princípios".

[No Youtube, é possível ver "O Homem de La Mancha", de 1977, com Paulo Autran].