quarta-feira, 18 de maio de 2011

MUSEU DE CAXAMBU É REINAUGURADO

COM A EXPOSIÇÃO TESOUROS DO MUSEU NACIONAL


O Museu de Caxambu está erguido sobre a primeira Caixa d´água da cidade, que abastecia a casa de todos os moradores. Criado por ato em 26 de setembro de 1970 abrigava pertences da Princesa Izabel e documentos. Funcionou durante 21 anos. Situado na Rua Carlos Levenhagen Mello, 78, no centro da cidade foi reinaugurado hoje com a exposição " Tesouros do Museu Nacional", em Parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro,CNPq, o Museu Nacional e a Prefeitura de Caxambu.Será administrado pelo museólogo Paulo Paranhos, Presidente do Conselho Municipal de Administração de Caxambu.

A exposição conta com 103 peças reproduzidas em tamanho original do Museu Nacional que disponibilizou parte de seu acervo arqueológico e paleontológico. Para agosto está programada outra exposição; a do Museu Imperial de Petrópolis que foi o antigo Palácio Imperial, construído em estilo neoclássico e que tem na fachada central as armas do império. Nos jardins do Palácio existem 99 espécies botânicas diferentes.

Em Petrópolis, como em Caxambu, a Família Real passava as suas estações de férias. Dentre as 12 fontes de água mineral de seu Parque, de diferentes combinações químicas há a da Princesa Izabel e a de Dom Pedro  que  presenteou a cidade com as fontes porque sua filha, a Princesa Izabel após correr médicos do mundo inteiro, sem conseguir engravidar, encontrou a solução para seu problema nas águas de Caxambu.



Prefeito Luiz Carlos Pinto e deputado Neider Moreira descerram a placa de reinauguração do Museu

entrada do Museu de Caxambu

exposição de inauguração

objetos paleontológicos

Prefeito Luiz Carlos Pinto e deputado Neider Moreira descerram a placa de reinauguração do Museu

Paulo Paranhos

                                                  Representante do Museu Nacional


Museu de Caxambu

Secretária de Educação , de jaqueta branca, ladeada por professoras da Escola de Música do Município