terça-feira, 17 de maio de 2011

QUITANDA DA VIDA XXVII

Por Telinha Cavalcanti

Primeiro: crianças, semana passada, durante um problema com o blogger, o post sobre a Feira de São Cristóvão sumiu até dos arquivos do blog. Então, se alguém lê o feeder e tiver o texto, manda para mim, pufavô?

Segundo: a receita hoje não é minha. É do livro Delícias Light, de Gracia Wenna, e é dedicada à Esther, que me pediu receitinhas leves para um amigo :)

Panquecas Recheadas de Carne
Rendimento: 2 porções com 2 panquecas

Ingredientes:
50 ml de leite desnatado (1/4 de xícara)
2 colheres de sopa de farinha de trigo (20 g)
1 clara batida em neve
sal a gosto
2 porções de carne moída refogada

Modo de preparo:

Misture a farinha de trigo com o leite eo sal e acrescente a clara em neve. Deixe descansar por 2 horas e frite 4 panquecas numa frigideira anti-aderente. Recheie com a carne e sirva


Carne Moída Refogada Light
Rendimento: 2 porções

Ingredientes:
250 g de carne moída magra
6 colheres de sopa rasas de cebola picada miúda (60 g)
2 dentes de alho espremidos
2 colheres de sopa de cheiro verde-picado
1 bouquet garni
sal e pimenta a gosto
4 colheres de chá de extrato de tomate desmanchado em 1/2 xícara de água

Modo de Preparo:

Refogue a cebola numa frigideira antiaderente aquecide, pingando água de vez em quando até dourar. (pitaco da Telinha: um tiquinho de azeite de oliva não faz mal e deixa esse refogado mais saboroso...)
Junte o alho e refogue mais um pouco. Acrescente a carne e o bouquet e mexa até que ela mude de cor. Acrescente o cheiro-verde, o sal e a pimenta, o extrato de tomate e deixe cozinhar até o líquido secar.


Bouquet Garni

É um pequeno amarrado de plantas aromáticas que serve para perfumar caldos, molhos e cozidos. É constituído de 2 ou 3 talos de salsa, 2 galhos de tomilho fresco e 1 folha de louro embrulhados em 1 pedaço de aipo e 1 folha de alho-poró. Embrulhados desta maneira, torna-se fácil, no final, achar o amarrado na panela. Um bouquet garni pode ser fresco ou seco. O louro e o tomilho podem ser secos, mas a salsa tem que ser  sempre fresca. No caso de ervas secas, costuma-se fazer um sachê com pano fino de algodão, para evitar o trabalho da peneiragem. Pode-se variar as ervas e usar estragão, alecrim e até um pedaço de casca de laranja ou de limão.