sexta-feira, 13 de maio de 2011

PRA LÁ DE ISTAMBUL

Istambul: o antigo bairro Sultanahmet 
Foto: Google Images
Lilian Zaremba

Às margens do Bósforo, um estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara, dividindo em duas partes a cidade de Istambul, o turismo fervilha...

Ironia ou não, a pátria nos segue mesmo quando a world music ecoa como nesta fusão da tradição turca com a música eletrônica internacional...

Isso tem mais que duzentos anos.

Maior cidade da Turquia e a quinta cidade mais populosa da Europa, possui centro industrial, comercial, universitário, sede da Igreja Ortodoxa. Foi criada no ano 667 Antes de Cristo e batizada Bizancio, e não por acaso, hoje, reúne uma mistura de culturas milenares traduzidas em suas mesquitas, sinagogas, igrejas e palácios.

Em Istambul, qualquer coisa com menos de um século ninguém dá muita importância... aquela construção ali tem duzentos anos? É pouco!

Vamos então ecoar o século 17 pelo som do tanbur, instrumento clássico muito presente no Oriente durante a Idade Média embora atualmente, apenas os turcos mantenham esta tradição.





Espécie de alaúde com uma caixa pequena e redonda, acoplada a longo cabo, com mais de um metro de comprimento, aonde estão as oito cordas duplas.BurhanÖçal é um virtuoso deste instrumento, um dos poucos a renovar esta tradição musical da arte otomana.

Existem diferenças entre repertórios: segundo os estudiosos, a música folclórica turca se origina da Mongólia, Ásia, em contraste com a refinada música clássica cultivada na Turquia durante o Império Otomano.

Além disso, cada região da Turquia desenvolveu sua própria tradição em dança e música folclórica, utilizando outros instrumentos como sinos, clarinetas, tímpanos artesanais e pratos, incluindo também o Saz, outro tipo de instrumento de corda. De fato, atualmente existem vários descendentes, digamos assim, do alaúde árabe.

O saz, também chamado “bata’ma”, é o instrumento de cordas muito presente na música clássica e folclórica turca, possui uma caixa mais redonda e longo cabo, aonde estão esticadas as cordas. 




Mas, a tradição se modernizou em Instambul...

O trio Baba Zula utiliza Saz elétrico, com outros instrumentos como o Darbuka, que é um instrumento de percussão e colheres, além de samples eletrônicos numa fusão que classificam como “oriental Dub”.
O músico alemão Alexander Hacke rodou pelas ruas de Istambul com um gravador nas mãos . A idéia era recolher a sonoridade atual da cidade,encontrando Arabesque - gênero no estilo árabe muito popular na Turquia dos anos 60 aos 90 possui um pé nas formas clássicas da tradição Otomana - músicaspop, passando pelo clássico, eletrônico e rap. Reuniu tudo no documentário “Crossing the Bridge”, The Soundof Istambul, dirigido por Faith Akin e lançado em 2005.

Istambul está na moda?

Considerando as inúmeras operadoras de turismo que oferecem incessantemente seus pacotes, parece que sim, está na moda visitar Istambul...
Mas como apontou Edward Rothstein, “até o começo do século 20, era tão íntima a conexão entre poder político e religioso que, quando Atatürk fundou a República da Turquia em 1923, impôs o secularismo quase como doutrina religiosa. Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, hoje, este patrimônio erguido por várias culturas, acolhe outras culturas...


                                   vendedor de rua em Istambul

Prá lá de Istambul

Passado o tempo, jornalistas e analistas internacionais sugerem a Turquia como uma “combinação ideal de islamismo e democracia”.Mas essa combinação, se existe mesmo, não é recente e nem sabemos se é exportável. Ocorrea ocidentalização do mundo em geral, isso sim,e segundo declarou FatihAkin, cineasta turco da nova geração...“em Istambul existe um deslumbramento com os países ocidentalizados. Mas penso como o poeta Cavafis: não podemos encontrar nem outro país nem outro mar. Nossa pátria irá sempre nos seguir”.

sugestão de escuta. procure no Youtube os títulos:



- Burhan Öcal-Fazıl Say-Patricia K-42nd Montreux Jazz Fsetival


- ISTANBUL "crossing the bridge"


- BurhanÖçal, em Monteux (percussão) 


- ensemble oriental

- OrhanGencebay (tocando saz)

- Mercan Dede