terça-feira, 24 de maio de 2011

Quitanda da Vida XXVIII

Por Telinha Cavalcanti

Arrumando minha estante, achei o livro Açúcar, uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordesde do Brasil, de Gilberto Freyre. Amado Marido que me deu de presente, enquanto ainda era Amado Namorado, em 97.

Neste livro, além da escrita primorosa do mestre Gilberto Freyre analisando a relação do nordestino com o açúcar, estão diversas receitas do tempo dos engenhos, com fartura de ingredientes e medidas que não são mais usadas - o que será uma libra de açúcar? É 500 gr, a nota do pé de página me avisa.

E nele eu encontrei a receita do melhor doce do mundo, tão bom quanto tão raro, festa da minha infância, que papai comprava de muito, porque é de época, e se perder, só ano que vem.

Doce de Guabiraba

Escolhem-se boas guabirabas bem madurinhas,tiram-se os caroços e passa-se a parte mole por uma peneira de taquara e depois numa peneira de arame. Faz-se um mel ralo, põe-se dentro a massa e vai-se mexendo até que se desprenda do tacho. Depois coloca-se o doce em latas que se deixam destampadas até que esfrie.

Encontrei este texto aqui sobre as guabirabas, fruta desconhecida por muita gente.

Não achei imagens, portanto, vou tentar descrever: é um doce de corte, como uma goiabada de lata; tem a cor âmbar, um pouco translúcido, e o sabor é de um leve azedinho. O doce de cupuaçu lembra um pouco o doce de guabiraba.

Agora que falamos de um doce quase lendário pela dificuldade de achar, vou dar a receita de um doce simples, gostoso, com cara de casa de interior:

Doce de banana de rodinha

 Ingredientes:

1 kg de bananas prata maduras,
1 kg de açúcar
Alguns cravos-da-índia

Modo de fazer:
Cortar as bananas em rodinhas de até 2 cm.
Faça o mel com o açúcar e dois copos de água, levando ao fogo brando.
Assim que ferver e der o ponto, adicione as bananas cortadas e de vez em quando mexa delicadamente para que as bananas não esbagacem.
Cozinhe por aproximadamente 1 hora e se necessário acrescente água para a calda não secar.

(ao pedir a receita a mamãe, alguns anos atrás, ela veio com a precisão milimétrica de sempre: "água o suficiente e açúcar, mas não muito. deixa dar o ponto que tá bom" )

imagem: blog Dia de Domingas