quinta-feira, 5 de maio de 2011

PINDORAMA 10° 0' 0" S / 55° 0' 0" W.



FEIRINHA DO BAIRRO PEIXOTO

(o bairro Peixoto fica em Copacabana , no Rio de Janeiro)

Por Airee Tavares Costa (professora de sociologia)

amiga,

Hoje foi o ultimo dos três dias da feirinha para o dia das mães organizada pela associação do bairro Peixoto. É uma feira de artesanato com 70 barracas de expositores, o material apresentado é bem variado ; há barracas de bijuteria, perfumaria, caixinhas, vasinhos, roupinhas de criança ,bichos de pano, tapetes, colchas, panos de prato e uma serie de bugigangas que formam um conjunto inusitado e dá um colorido especial à praça.
Na manhã do primeiro dia há uma movimentação meio desordenada de pessoas buscando seu lugar no espaço delimitado ,aos poucos tudo se organiza e a coisa começa.

Os moradores vão passando porque é no caminho deles que está acontecendo a feira,uns param ,outros olham e seguem e é nesse momento que começa um jogo de sedução entre mercadores com suas mercadorias e a população do bairro. É gostoso observar esse comportamento e melhor ainda é participar.
Essa tranqueira é bastante trabalhosa mas é divertida

Fico na praça quase o dia inteiro , falo com o pessoal que já conheço de outros eventos e também com os novos cujas mercadorias me chamam a atenção .Meu interesse principal gira em torno das comidinhas porque aqui em casa nesses dias não sai fumaça, panelas e fogão dormem.
Tivemos ontem como atração Eduardo Cantor que com seu repertório de músicas bem escolhidas – cantou Lupicínio e toda a velha guarda- encantou à tarde do sábado e, hoje, tivemos um grupo de chorinho apresentando o que temos de melhor no gênero.
No final da tarde de hoje com um som que variava de Ladi Gaga a Abba ,vários expositores resolveram fazer promoções tipo final de feira de legumes "leve dois e pague um " .50% de desconto . Aí eu ouvi "doces portugueses dois reais aí amiga não conversei corri pras barracas entrei no empurra empurra e comi demais. Pastéis de nata, pastéis de santa clara, pão de ló enfim, uma variedade imensa de recheados e cremes.
Agora estou em casa tomando chá.

Tem uma baiana que na verdade é peruana que faz um acarajé porreta de bom.























(fotos cedidas pela Associação de Moradores do Bairro Peixoto)

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES


Segundo a Associação de Moradores do Bairro Peixoto ele é   composto por 2 praças, 1 travessa, 1 ladeira e 13 ruas. Seus limites naturais são impostos pelos Morro dos Cabritos e Morro de São João. Pelo seu traçado urbanístico, está limitado pela Rua Henrique Oswald, à esquerda pelas Ruas Santa Clara e Lacerda Coutinho, à direita pela rua Siqueira Campos e Ladeira Tabajaras (até a Travessa Santa Margarida) e abaixo pela Rua Tonelero. Reúne aproximadamente 440 prédios residenciais e 9.000 moradores, havendo uma concentração demográfica acentuada na área das ruas Figueiredo Magalhães, Siqueira Campos, Sta. Clara e Tonelero.

No que se refere a sua infraestrutura, conta com um Posto de Saúde, o 19º Batalhão da Polícia Militar, um hospital particular de grande porte e Shopping Center conhecido como o Shopping dos antiquários que abriga ainda o Forum de Pequenas Causas. http://www.oasisbairropeixoto.com.br