terça-feira, 10 de maio de 2011

QUITANDA DA VIDA XXVI

Por Telinha Cavalcanti

Hoje a receita não é minha. É do chef Orlando Baumel, do site Oba! Gastronomia. E eu vim dividir com vocês porque, basicamente, é o melhor hambúrguer que eu comi na vida. E é tão fácil de fazer, tão fácil, que dá até pena de não comprar os ingredientes agora!

Eu adaptei uma coisinha, só: o Chef é alta gastronomia, o Chef é chique. E eu sou eu, né? Pé no chão e bobaginha :D
 


Obaburguer do chef Orlando Baumel


INGREDIENTES  
(para 3 porções generosas)

500 g de carne moída (patinho)
1 pãozinho amanhecido
1 cebola média bem picadinha
1 ovo
1 punhado de salsinha picada
1 colher (chá) de mostarda picante
50 g de bacon em cubos pequenos
50 g de queijo parmezão ralado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Amoleça o pãozinho em água morna. Esprema bem e adicione à carne. Junte os outros ingredientes e misture tudo muito bem. Com as mãos umedecidas em água, forme 3 hambúrgueres no formato desejado (redondo, oval ou quadrado). Deixe descansar na geladeira por 2 horas antes de utilizá-los.

Você pode preparar na churrasqueira, ao melhor estilo americano. Unte-o com azeite antes de colocá-lo na grelha.

Mas ainda acho que  um sanduíche feito com este hambúrguer é insubstituível.

Na versão Big Oba, grelhei um hambúrguer em panela de ferro bem quente. Ajeitei em uma metade de  Pão de São Lourenço, um pão rústico que encontro aqui em Curitiba (use o de sua preferência) e intercalei presunto e mussarela de búfala. Levei à salamandra para deixar o queijo derreter.
Após retirar da salamandra, coloquei alface rasgada, broto de feijão branqueado (colocar em água fervente com sal e quando a fervura retornar deixar mais 1 minuto e retirar) e fatias finas de tomate cereja.

Bom, essa é a versão oficial. Na minha o pãozinho que vai na receita é pão de hambúrguer, mesmo, ou o pão que já estiver na geladeira. Eu esfarelo bem esfareladinho com as mãos e jogo direto na carne, sem umedecer. E não coloco a salsa porque não gosto, e nem o parmesão porque nunca tem (eu compro, amado marido acaba com ele em dois tempos, nunca sobra).

Eu faço a receita com 1 kg de patinho, o que rende em torno de 8 hambúrgueres de responsa, grossos, altos, divinos-maravilhosos. Comprei até uma coisa que molda hambúrguer, nessas lojas de 1,99. Eles ficam lindos :) E eu faço na frigideira mesmo: coloque um fiozinho de óleo numa boa frigideira de teflon, o fogo alto. Sele os dois lados do hambúrguer e diminua o fogo para quase o mínimo. O segredo é esse: devagar e sempre. Vez em quando, vire o hambúrguer com a espátula. Você vai ver, do seu jeito, qual o seu ponto predileto, mas eu garanto: desse jeito a carne não esturrica nas pontas.

Uso o pão de hambúrguer da padaria aqui perto, que é fofo, macio, delicioso. Jogo uma fatiazinha de queijo prato e vou ser feliz.

E nunca mais na vida, juro a vocês, entrou ou entrará hambúrguer industrializado aqui em casa. E nunca mais eu fui no Mc Donalds :D