terça-feira, 14 de dezembro de 2010

QUITANDA DA VIDA VI

Por Telinha Cavalcanti


Sorvete. Ah, sorvete. Sorvete, uma das mais belas invenções da humanidade, lado a lado com o chocolate, o ar condicionado e a internet. Ah, e o leite moça também.

Esta receita é da minha mãe, claro. Quem mora em cidade de interior e tem acesso a leite de verdade, que sai da vaca e faz nata, vai perceber o quanto é mais gostoso um sorvete caseiro. O resto de nós, que ordenha caixinha tetra-pak, também vai curtir, mas vai ter diferença. É, meu mal é ser sincera. Leite de vaca X leite de caixa, quem é que duvida que ganha a parada? Pois é.

Todo mundo prestando atenção e copiando no caderno, que esta é mais uma das receitas da minha mãe e vai transcrita direitinho, com as palavras dela:

"Sorvete caseiro de creme


Ingredientes:
1 lata de leite moça
1 lata de creme de leite
1 litro de leite
4 ovos
2 colheres de sopa de maizena
essência de baunilha


Faz-se um mingau com o leite, as gemas, a maizena e o leite condensado, adicionando uma colher de chá de essência de baunilha. Depois de pronto, deixe esfriar, para então juntar o creme de leite, mexendo para incorporar bem. Por último, batem-se as claras em neve (pôr uma pitada de sal para que fiquem firmes). Junte-as delicadamente ao creme. Leve ao congelador e, quando estiver firme, bata no liquidificador. Volte novamente ao congelador, para que fique macio.


Até que enfim vai a sua receita. 


Um beijo, 


Mamãe"

Vocês viram na receita que ela deve ser batida após congelada, para que fique macia. Lá em casa, foram raríssimas as vezes que isso aconteceu: nós, uma família de loucos por sorvete e apressados como o quê, mal esperávamos congelar. Eu e papai já bebemos esse sorvete inúmeras vezes, de pura gula. A Hagen-Dazs que se cuide. Ninguém vence o sorvete da minha mãe.

"Mas só pode fazer de creme, Telinha?"

Olhe, criatura perguntadeira, lá em casa também fazíamos de chocolate. Mais uma vez o olho é importante: coloque Nescau até a cor ficar boa. Nunca fizemos de outro jeito. Se você começar a inventar moda em cima desta receita e começar misturar baunilha de madagascar, cacau importado dos anéis de saturno e leite de vaca suíça albina, me conta o resultado?