quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

QUITANDA DA VIDA VIII

Por Telinha Cavalcanti

 Farofa

Eu sei que "farofeiro" é xingamento, mas eu não dispenso uma boa farofa. Aproveitem o fim de ano, que é tempo de farofa, com uma receita facinha, facinha, deliciosa e que você pode incrementar à vontade:

Farofa de banana

E lá vem mais uma receita "de olho". Crianças, aprendam, aguentem ou relevem, que eu sou assim mesmo :D

Ingredientes:

Farinha de mandioca fina
Um tablete de manteiga (se fizer com margarina seu cabelo vai cair, você vai ficar corcunda e vai nascer espinha dentro do nariz)
Alho
Cebola picadinha
3 bananas prata

Vamos fazer em partes, como diz Jack, o Estripador. Corte as bananas em rodelinhas não muito finas e nem muito grossas e frite na manteiga. Se preferir (eu prefiro!) deixe queimar só um pouquinho, que é mais gostoso. Você prefere banana da terra? Banana d´água? Faz do seu jeito, ué. Frite as bananas e reserve, já já você vai precisar.

Para a farofa: Comece derretendo uns 50 g de manteita (1/4 do tablete) e refogando cebola e alho. Quanta cebola, quanto alho? Ah, criatura perguntadeira! Para quase um pacote de farinha, uma cebola média picada miudinha e umas duas colheres de chá de alho vão bem. Ah, vc prefere cebola passada no processador? Pode passar. Refogou? Tá aquele cheiro divino no ar? Coloque mais manteiga e junte a farinha de mandioca. Mexa, mexa, mexa. Coloque mais um pouco da manteiga, deixe pegar uma cor. Aí você decide se coloca toda a farinha e toda a manteiga.
Aqui em casa só vivemos eu e Amado Marido e eu sempre faço farofa prum batalhão. Ele come farofa gelada. Eu me arrepio de agonia só de ver. Mas, tegiverso.
Voltando à receita, sua farofa tá quase pronta. Desligue o fogo. Coloque a banana frita, aos poucos e vá mexendo que é para elas se incorporarem bem. Prove e acerte o sal. Farofa pronta, môbem.

Sarrabulho

Sarrabulho é a farofona de Natal da minha mãe. Leva os miúdos do peru, banana frita, passa branca, passa preta, azeitona, ameixa seca e mais o que a imaginação mandar.

Farofa de Ovo

Aqui no Rio de Janeiro o povo frita ovo no óleo e mistura na farofa. Não é ruim, mas eu não me acostumo. Farofa de ovo se faz com ovo cozido, machucadinho no garfo e misturado na farofa pronta. Use a receita da farofa de banana, mas sem a banana.

Arrumadinho

Receita típica pernambucana, simples e singela. Faça a farofa de ovo. Escalde charque (carne-seca), frite bem fritinho. Cozinhe feijão verde (feijão de corda). Arrume no prato: farofa, charque, feijão. Coma e fique feliz.