quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

QUITANDA DA VIDA VII

Por Telinha Cavalcanti

Ah, férias, calor, nada para fazer e nenhuma coragem de cozinhar. Hoje eu vou contar para vocês um truque ou dois que eu tenho na manga para essas horas em que a barriga ronca mas o espírito não se anima :)



Panqueca (todo mundo sabe fazer, né? Essa é a minha, se a sua for melhor, beleza)

2 ovos
2 copos tipo requeijão de água
2 colheres bem grandes de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento

Recheios cheios de preguiça:

Atum: Atum em óleo, drenado. Azeitonas. Maionese. Se tiver coragem, rale uma cenoura. Se não tiver, tá pronto.

Goiabada: Goiabada de lata, daquelas vagabundas, nem precisa ser cascão. Duas colheres de sopa de leite. Não é leite em pó, é líquido. Amasse com um garfo até tudo ficar bem incorporado e melequento. Sucesso total da minha adolescência

Banana com Nutella: Banana. Nutella. Cabou.

Carne moída: Sobrou carne moída do almoço? Misture um ovo cozido picadinho, azeitona, um nadinha de molho de tomate.

Omelete
5 ovos
quase meio pote de requeijão
sal
pimenta do reino, se gostar
o que tiver de gostoso - e salgado - na geladeira

Numa tigela funda, misture bem os ovos com o requeijão. Dá um certo trabalho, mas até esse certo trabalho é mínimo. Misture bem, se preferir, ou mais ou menos se a coragem falhar. Salgue, moa um tico de pimenta do reino e misture com o que tiver na geladeira. Se só tiver isso, não esquente, fica bom do mesmo jeito. Faça a omelete numa frigideira mais funda, com bastante manteiga ou margarina. Não use óleo, senão eu fico triste. Se ela não sair linda e formosa, esqueça a finesse, transforme num mexidão. Sirva com torradas, se tiver coragem de fazer, ou com pão francês, se não tiver. Se quiser impressionar, uma saladinha cai bem.

Macarrão Lavoisier, onde nada se perde, nada se cria e tudo se transforma

Cozinhe o macarrão. Abra a geladeira. Pegue o que der cobiça ou o que tiver, mesmo. A base é a seguinte:
Numa panela, doure um tiquinho de alho na manteiga ou no azeite. Junte requeijão, queijo polenguinho, creme de leite, frios picadinhos. Mexa até engrossar. Misture o molho no macarrão. Cabou. Se a base do molho for molho de tomate, não misture creme de leite ou requeijão pq vira algo parecido com molho de estrogonofe. Ou misture, sei lá. Você que sabe :D

e deixei o melhor pro fim:


 Soda Italiana, minha passione

Água com gás
Gelo
Canudinho
Copo alto
Xarope Monin (que não me patrocina, mas devia) sabor maçã verde

Encha o copo acima da metade. Complete com o gelo. Coloque xarope de maçã verde até a cor ficar boa. Beba litros, espante o calor, se sinta num balneário italiano com direito a um Giuseppe, Matteo ou Lucca te dando bola ou uma Giulianna, Chiara ou Sofia jogando charme.

Esse xarope é muito usado em coquetéis e pode ser meio complicado de achar. O site deles tem uma lista de revendedores no país todo. E tem mais sabores. Ai, tem muito mais sabores.