quarta-feira, 25 de maio de 2011

Reitores das sete Universidades Mineiras têm prazo até 15 de outubro para entregar projeto detalhado

Isto aconteceu numa segunda feira do dia 25 de outubro de 2010, às 16:30. Reunido então em Belo Horizonte com os Reitores das sete Universidades de Minas Gerais, que assinaram o protocolo de intenções que formaliza a proposta de criação do consórcio de universidades mineiras do sul e sudeste do estado, o ministro da Educação, Fernando Haddad propõe manifestação prévia dos conselhos das universidades de concordância com a figura, a idéia e o conceito do consórcio. “Depois, quando a lei for aprovada, implementamos as medidas nas instituições que confirmarem a adesão”, disse.

As universidades federais de Alfenas, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, São João del-Rei, Ouro Preto e Viçosa assinaram o protocolo de intenções que formaliza a proposta de criação do consórcio. Na proposta em debate, as instituições manteriam a autonomia, mas formulariam um único plano de desenvolvimento institucional (PDI) em consonância com o PDI de cada instituição. O consórcio deverá promover a integração dessas instituições, nos campos de ensino, pesquisa e extensão, o que será facilitado pela localização geográfica, município de Caxambu, no sul do Estado que conta com um próprio federal onde funcionava a antiga FUNABEM, Fundação Nacional do Bem Estar do Menor e que era considerada modelo em todo o Brasil.

Para Haddad, se já existisse a figura dos consórcios universitários, as universidades brasileiras estariam entre as de maior produção acadêmica do mundo. “Com este conjunto de professores, técnicos e estudantes, poderíamos imaginar uma instituição com capacidade de grande produção”.

O ministro fez essa afirmação em reunião com os sete reitores, que ocorre em Belo Horizonte na tarde desta segunda-feira, 25, com o objetivo de unificar a proposta de consorcio acadêmico entre essas instituições.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

As universidades federais envolvidas nesse projeto são as de Viçosa, São João del Rey, Ouro Preto, Alfenas, Itajubá, Juiz de Fora e Lavras. E foi por Lavras que tudo começou. O Prefeito da cidade, Luiz Carlos Pinto, após sua eleição, antes de ser empossado. esteve num simpósio num dos hotéis da cidade e pediu ao Reitor da Universidade Federal de Lavras que instalasse em Caxambu um campus universitário.
Ele disse para o médico recém eleito: tome posse e venha conversar comigo. E assim foi feito. Desde então esta conversas deu início a um projeto que em uma ocasião estava resolvido, em outra, precisava de mais tempo, de amadurecer. Então, já existindo o prédio, patrimônio do Governo Federal, ficou mais fácil

Aí que entra a visão empresarial no serviço público indireto. Cada Universidade ocupa um ranking no cenário nacional. Com o objetivo de melhorar sua pontuação neste ranking - passará a ser a terceira universidade do país- otimizar recursos humanos e financeiros e potencializar o que há de bom em cada uma e melhorar a captação de recursos nas agências nacionais e internacionais para fomentar a pesquisa, o Consórcio foi criado, baseado em experiências adotadas em algumas regiões industrializadas do interior da França e dos Estados Unidos. O consórcio produzirá melhorias nos cursos de graduação também, com a diversificação de disciplinas e a adoção de currículos complementares.

Até 15 de outubro deste ano os Reitores das sete Universidades precisam entregar um projeto detalhado que vença as agruras da burocracia. A previsão para o funcionamento do Consórcio é para o ano que vem.