sexta-feira, 22 de julho de 2011

PRIMEIRA FONTE ENTREVISTA: GIANE PORTAL, FOTÓGRAFA DE GATOS

Telinha Cavalcanti

Fotografando a alma dos gatos

Giane Portal é uma fotógrafa muito especial: ela tem, como principais clientes, donos de gatos. Ela é uma fotógrafa especializada em felinos. E, com modelos tão imprevisíveis, ela se vale de uma técnica primorosa aliada ao seu olhar sensível, resultando em fotos que encantam e conseguem capturar a essência de cada animal.

Tive o prazer de fazer um book dos meus gatos com ela e vi uma profissional centrada, séria e criativa. Ao mesmo tempo em que buscava a melhor luz, composição e cenário para a foto, interagia com os modelos com tranqüilidade e afeição. E foi nesse momento em que ela conseguiu capturar mais que uma foto, e sim o olhar, o caráter de cada um deles.

Bijoux
PRIMEIRA FONTE: Giane, quando você começou a fotografar?
 
Foi em 2004, meio por acaso. Tinha acabado de comprar a minha primeira câmera digital (como já conhecia um pouco de fotografia comprei uma câmera já com uns recursos mais avançados e um bom zoom ótico), mas não tinha muito o que fotografar na época. A câmera era um pouco grande para levar para a balada, e Goku e a Lua estavam sempre fazendo gracinhas e poses charmosas. Comecei a fotografá-los e não parei mais. Na época, descobri o fotolog, onde comecei a postar diariamente e conheci muitas das amigas gateiras com as quais me relaciono até hoje, como a Claudia Porto (tropafelina), Tatiana Vieira (Gatil Doce Encanto) e Leila Maria (Sos Gatinhos). Uma pessoa que particularmente me impressionava com seu trabalho era a Alice Cohen. Tenho guardadas suas fotos felinas desde aquela época, marcaram muito.

Em 2005 abri uma foto no Flickr, ano em que ganhei o prêmio de "Excellence in Domestic Animal / Pet Photography" num concurso por votação popular organizado pelos próprios usuários da rede. Aquilo foi um estímulo sensacional pois ainda usava uma câmera BEM amadora, e estava competindo com fotógrafos profissionais. Em 2006 comprei minha primeira DSLR e a qualidade técnica de minhas fotografias melhorou muito. Começaram então surgir os pedidos para utilizar fotos em materiais editoriais e comerciais, e eu percebi que poderia haver um mercado aí. Em 2010, fiz meu primeiro "catbook" profissional e desde então tenho me dedicado à fotografia de felinos, um hobby que se tornou uma profissão!

  Lara

PRIMEIRA FONTE: Qual foi a sua formação profissional? Você sempre estudou fotografia?
Eu fiz faculdade de Comunicação Social, especialização em Publicidade e Propaganda e, na verdade eu sempre trabalhei como designer, nunca curti a parte publicitaria em si... Já trabalhei em agência de publicidade, mas era responsável pela parte de web. Quanto à minha formação como fotógrafa, eu sou quase autodidata, mas tive cadeira de fotografia na faculdade, fiz um curso há muitos anos atrás na época de câmeras de filme e recentemente fiz uma oficina de iluminação em estúdio.

PRIMEIRA FONTE: Você também fotografa gente e outros bichos?

Bem, eu considero meu diferencial a fotografia de gatos. Pessoas eu fotografo ocasionalmente, durante as sessões das fotos felinas. Mas não tenho um estúdio dedicado a fazer books de pessoas, não fotografo eventos, nada disso. Eu também adoro cães mas fotografo esporadicamente, até por conviver bem mais com "gateiros".

Jean-Luc

PRIMEIRA FONTE: Tem algum bicho que fez uma coisa inesperada, deu mais trabalho para fotografar ou ficou atrapalhando a foto de um outro modelo? 

Fotografar gatos é sempre um desafio, demanda tempo, paciência e conhecimento de psicologia felina. Muitos dos gatos que os donos consideram tímidos, na realidade, só são abordados por estranhos de maneira errada. Então eu costumo ouvir muito "nossa, mas ele sempre se esconde quando chega gente estranha em casa" ou "ela deve ter gostado de você, geralmente é muito tímida". Mas se você souber como se aproximar de um felino, em 80% dos casos a situação está resolvida.


Carolina, curiosa e muito tímida

Claro, tem também aqueles que são realmente assustados, como no caso da sua Carolina. Nesses casos, o ideal seria dispor de bem mais tempo, para que se pudesse desenvolver um vínculo de confiança - e isso nem sempre é viável.  Nesses casos, quanto mais quieta e tranquila for a aproximação, melhor. Às vezes a presença de outras pessoas ou muita excitação acaba também afastando o felino.

E nunca podemos esquecer: gato faz o que quer, quando quer. Lembro que quando fui fotografar o Godard, da Aline Garbati, ela disse que eu não veria nem a sombra dos outros gatos... Pois a Meg resolveu que gostava de posar e rendeu muitos cliques. O Fellini até apareceu, quando havia comida. e Phoebe desapareceu. Saímos para jantar, e na volta... a mocinha bem bela e relaxada na sala de estar. Isso já me deu muita informação a respeito da verdadeira personalidade dessa gata!

Tem também os exibidos... os que roubam as fotos! Para muitos gatos, câmera apontada significa: estou recebendo atenção!  E então acabam procurando ficar sempre na frente das lentes. O Goku, meu gato mais velho, é fotografado desde bebezinho e simplesmente ama uma foto, é comum eu estar tentando fotografar outros gatos da casa e ele se meter na frente, ou começar a miar quando vê que estou fotografando outro felino!

PRIMEIRA FONTE: Como é o feito o book felino?

Bom, o "pacote padrão" dá direito a 100 fotos digitais em baixa resolução com a logomarca fofurasfelinas. Dessas 100 fotos, você escolhe 10 para ampliar no formato 20X30 (sem a logomarca). Quem tem poucos gatos geralmente me pede um pacote mais light, com cerca de 50 fotos em baixa e 3 fotos ampliadas.
Eu fico cerca de três, quatro horas no local. Depois de fazer o tratamento das fotos, as envio por e-mail e amplio as que o cliente selecionar. Caso o cliente queira mais fotos impressas, o valor delas é cobrado à parte. As pessoas usam as fotos ampliadas como book, decoração, etc.

Giane Portal

Contatos:




* Os gatos que ilustram esta matéria são meus :)