quarta-feira, 13 de julho de 2011

UM DIA COM O PAI DELE

Telinha Cavalcanti



Descobri, através do blog Hello, Lolla, este site Philip Toledano - Days with My Father

É comovente, é delicado, é um exemplo. O amor faz toda, toda a diferença; o amor, o cuidado, o respeito. A decisão consciente de proteger. O olhar para os pequenos milagres, a aceitação.
A palavra é aceitação. É um abraço, eu acho. A imagem que me veio foi a de um rio abraçando quem está dentro dele, a água morna e suave, o céu, uma corredeira suave.

Eu sei que é difícil e doloroso. Eu sei que há a vontade da realidade ser diferente. Há raiva por não ter saída, pela realidade se impor, soberana, tirânica. E então eu me deparo com a outra escolha. A escolha da delicadeza. A aceitação da realidade e a busca pelo que existe de bom - o pouco que exista, talvez - e o investimento de seu afeto nisso. A decisão consciente de amar e ser feliz com o que há, e não de sofrer querendo o que não há.

Este site, estas fotos, as palavras e as atitudes do Philip são a imagem do que é a compreensão do outro, ao contrário do murro na ponta da faca.

Não sei se meu pai teve de mim todo esse amor em vida. Então eu olho para o Philip Toledano e para seu pai, e, com todo o meu coração, os reverencio. 
 
 
*publicado originalmente no Blog do Meu Pai, em 15/04/09, onde escrevo para meu pai, que morreu há muitos anos, depois de passar cinco anos em coma.