quarta-feira, 6 de julho de 2011

QUITANDA DA VIDA XXXIV

Por Telinha Cavalcanti

Estive em Recife, terra da minha família, mês passado. Mamãe estava hospitalizada. Tudo está bem, agora, ela já voltou para casa e se recupera da pneumonia que a levou para a UTI.

Voltei de Recife com um tesouro na minha bagagem de mão: o caderno de receitas de mamãe, que, a julgar pela data de uma receita recortada do jornal e colada em uma de suas folhas, é da década de 60 - muita coisa está escrita em caneta tinteiro :)

Ele está velhíssimo, páginas rasgadas, outras comidas por traça, cheio de recortes de suplementos femininos - receitas de um lado, riscos de bordado do outro.

Pois no meio disso tudo, achei uma receita de docinhos modelados de leite moça, um curso de uma tarde que fizemos juntas quando eu era adolescente. Foi o que bastou para que eu me lembrasse da aula, da professora, de seus pincéis delicados e do termo anilina vegetal. Não sei se em 1985 havia corante alimentício, mas pelo menos em Surubim, no interior de Pernambuco, eles ainda não haviam chegado. Modifiquei este detalhe da receita.

E é esta a receita de hoje; lembro que havia um molde para carinhas de menina, e que mamãe pintou o rostinho de seus doces com uma delicadeza ímpar. Mamãe sempre foi uma artista, não há como negar. Na falta do molde, faça frutinhas, faça bolinhas, brinque :)


Docinhos Modelados

1 lata de leite moça
1 gema
1 colher de chá de manteiga
2 colheres de sopa de maizena dissolvida em um pouco de água.
glaçúcar
palitos de dente
corante alimentício

Mistura-se tudo e leva-se ao fogo até ficar bem grosso.
Deixa esfriar, colocando um pano molhado sobre a panela para que não resseque.
Amassa-se com glaçúcar em ponto de encher os moldes. Pinta-se os detalhes com o corante.

* para fazer as frutinhas, onde a cor deve prevalescer bem, mergulhe um palito de dente no corante e passe em um pouco da massa, sovando bem para distribuir a cor. Vá aos pouquinhos, até conseguir o tom desejado, e nunca, nunca, nunquinha, mergulhe novamente o palito no corante, senão ele vai estragar. Cada nova leva de corante exige um palito limpo.

* há uma breve explicação sobre como fazer um pinguim: adicione coco ralado à massa, faça detalhes com ameixa seca e corante vermelho para os pés e o bico.

Acho que dá para usar em molde de silicone, destes que a gente compra nas lojas de confeitagem :)

imagem: Pamela Lopes