quarta-feira, 13 de julho de 2011

PRIMEIRA FONTE ENTREVISTA: ILA FOX, ILUSTRADORA

Telinha Cavalcanti

A internet é feita de gente.

Engraçado começar uma coluna afirmando isso... Devia ser óbvio. Mas às vezes a gente se esquece. Porque a internet é tão grande, né? Sites, blogs, redes sociais, o diabo a quatro.  E a gente muitas vezes encontra amigos do outro lado da tela. Amizades que seguem anos a fio, um comentário aqui, um e-mail ali, um "aimeudeus, eu também acho isso, pensei que eu fosse a única na terra".

Foi assim com a Ila Fox. Não lembro o dia que visitei seu blog pela primeira vez, nem quando ela comentou no meu. Mas a gente foi se conhecendo e a amizade foi crescendo e se firmando. Só que não é só da amiga que eu vim falar aqui: é da ilustradora.


Ila Fox

Primeira Fonte: Ila, quando você começou a trabalhar como ilustradora?

Ila Fox: Sempre encarei a ilustração como hobby, embora tivesse aquele sonho secreto de ganhar dinheiro com isso. O problema é que eu achava que era uma coisa meio "fora da realidade" para uma menina do interior. Esta necessidade de ser ilustradora bateu mais forte anos depois que me formei e entrei no meu primeiro emprego, fiquei desanimada com o mundo corporativo. Quando me casei resolvi criar um blog só para praticar os meus desenhos, com o tempo também foram surgindo os clientes daí a carreira decolou. Hoje trabalho com ilustrações através da internet, atendendo clientes de toda parte do mundo. Amo o meu trabalho, e fico feliz de ter a chance de poder fazer parte de um momento importante na vida dos meus clientes.

Primeira Fonte: E agora você atende, pelo seu blog, gente que quer lembrancinha de aniversário de criança, convite de casamento, surpresas para namorados... Conta alguns dos pedidos mais interessantes que você já recebeu...

Ila Fox: Os pedidos mais inusitados são em relação às ilustrações. Certa vez uma cliente pediu um orçamento de nu artístico (com foto!) e também recebi um pedido de retrato onde teria que "redesenhar" um esboço psicografado.


Convite de casamento ou história em quadrinhos? Os dois!

Primeira Fonte: Como foi, como diria o Legião, deixar a segurança do seu mundo por amor? Você se mudou de Londrina para Belo Horizonte quando casou com o Ricardo...

Ila Fox: Eu morava em Londrina há 8 anos quando nos conhecemos, e bastou 8 meses de namoro para ele me tirar dali. Estava numa fase "estável" da minha vida: morava sozinha, trabalhava, pagava minhas contas, saia nos finais de semana... poderia ter continuado em Londrina e continuar vivendo minha vidinha de sempre, ou arriscar algo novo ao lado de alguém que me fazia bem. Escolhi a segunda opção e deu certo.  ;-)

Sempre que viaja, Ila Fox faz uma historinha e põe no blog

Primeira Fonte: E as viagens pelo mundo? Fala também do Robundo :)

Ila Fox: Viajar é uma delícia, não só pelo fato de sair da rotina / de relaxar / de fazer compras, mas de poder ver o mundo através de outro "ângulo". Acho que viajar amplia nossos horizontes pessoais e nos torna pessoas mais tolerantes (e também aprendemos a valorizar nossa cultura, que é linda). Daí que no meio de um passeio ou outro eu sempre me pegava pensando nos meus gatos que estavam no Brasil (Vinil e Miucho, dois gatos pretos viralatas), podia estar no alto da Torre Eiffel, no Coliseu, num barquinho em Capri, pedalando em San Francisco, que eu suspirava de preocupação "Como é que eles estão agora?"... Até o dia que decidimos comprar um robô espião (que chamei carinhosamente de Robundo) para deixar em casa durante as viagens e assim podemos matar a saudade deles de qualquer lugar do mundo!  ;-)


Conheça mais sobre a Ila, seu trabalho e seus gatos :)
Twitter @ila_fox