domingo, 10 de julho de 2011

SEU E-MAIL FOI SORTEADO E VOCÊ GANHOU UM MILHÃO DE DÓLARES

Por Telinha Cavalcanti

Uma das coisas que eu mais curto na internet é ler spam. Juro.

Amado Marido não entende, muitos amigos acham esquisisto, no mínimo.

Mas eu me divirto. Muito. Vai além de rir na cara dos spammers: é curtir cada história criada com o firme propósito de tirar meu dinheirinho - e é ter a certeza de que a natureza humana não muda, seja nos golpes ao vivo, seja com um e-mail enviado de algum lugar da África me oferecendo a possibilidade de participar de um negócio imperdível.

Spammers sabem o mal que se encontra no coração dos homens - e o Sombra também sabe, claro.

Só isso leva a um e-mail destes: "Amor, aqui estão as fotos do motel - não mostra para ninguém". Anexo: sacanagem.exe.

E suas variações, claro: "Você está sendo traído! Não tive coragem de dizer ao vivo, clique aqui e veja as provas!"

Não importa se o remetente é alguém que eu nunca vi na vida. Os nomes sempre são os mais simples: Aninha, Pedro, Gatinha. Em tempo de Facebook, todo mundo tem, no mínimo, um desses na lista de contatos.

Clica no anexo, criatura curiosa ou insegura. Clica! Você merece o que vai te acontecer!

Ah, os spams de dinheiro. Esses fazem os sete pecados darem pulinhos de mãos dadas: sempre escritos em um inglês péssimo, me informam que alguém morreu em um lugar distante, que há uma imensa quantia a ser resgatada do banco e que seu herdeiro legal precisa de minha ajuda - e, claro, se dispõe a pagar uma taxa interessante pelo meu incômodo.

E olha o que chegou enquanto eu escrevia este texto, e que foi a inspiração para seu título:

ATTENTION WINNER,

Contact Mr.James Richard For the sum of£1,000,000.00.GBP. {One Million Great British Pounds} in EUROMILLIONS INTERNATIONAL AWARD 2011. 

Winning Numbers are:

Ticket No: 8603775966738
Ref No: Uk200-26937
Batch No: 2007MJL-01

Cliams Information:

1. Full Names:
2. Address:
3. Marital Status:
4. Occupation:
5. Age:
6. Sex:
7. Telephone Number:
8. Nationality:
9. Country of Residence:

Congratulations!!
Mrs.Elizabeth James"


Fico pensando em quanta gente cai nisso. É aquela história do conto do vigário: é preciso um malandro para jogar a isca e um otário ganancioso para que o golpe dê certo.

Mais graves são os falsos e-mails de banco. Alguns vêm até em meu nome - e não importa que eu não tenha conta: preciso imediatamente baixar o programa que irá proteger meu computador de hackers ou então minha conta será bloqueada. Nesses, minha mãezinha cairia, em sua santa ingenuidade. Aí eu não acho graça nenhuma: os Correios querem que eu clique e baixe um telegrama urgente, meu nome está na Serasa, meu CPF foi bloqueado. Sempre cometendo erros de português no texto, este tipo de spammer merece praga árabe: "Que as pulgas de mil camelos infestem seus sovacos e que seus braços sejam curtos demais para poder coçar".

Mas, voltando aos Spams, digamos, inofensivos: sempre posso conhecer bons cristãos para um futuro relacionamento sério. Ou asiáticos. Ou qualquer outro grupo que me interesse:  free dating service é a nova onda, pelo visto.

Correntes de santos, anjinhos da prosperidade não são Spam. São algo abaixo disso. Clique no anjinho que rebola na estrelinha dourada, envie para 15 pessoas cujo nome comece com a letra Y e você terá uma surpresa ainda hoje. Ah, que coisa mais chata! Sem contar na clássica história da criança doente que receberá 0,0001 centavo de dólar para cada reenvio do e-mail, ou do celular grátis, ou do notebook. E tem gente, ômeupai, tem gente que repassa e ainda escreve "Olha, não sei se é verdade, mas vai que..." Vai que o quê, cara pálida? Vai que você está tentando parecer menos bobo? Não funcionou, ó.

Mas o clássico é o Spam Aumente seu Pênis. Bom, não posso aumentar algo que não tenho. Ou será que, justamente por não ter, eu posso aumentar? Antes que a filosofia contida nesta dúvida acachape meu ser, chego a uma conclusão indiscutível: se spam de aumentar pênis adiantasse, tinha homem usando pinto como cachecol.