sexta-feira, 22 de junho de 2012

84, CHARING CROSS - VIAJAR


Elaine Pereira



Eu fui ao Rio na semana passada. Semana errada, ne? A Rio +20 está sendo nesta semana. Mas eu tive mais de 20 motivos para ir antes.  Um deles é a paisagem aí de cima, minha vista da varanda, no Recreio.

Eu nunca tinha ficado no Recreio, e dizer que o Rio continua lindo é chover no molhado, apesar de eu ter dado sorte de pegar o Rio seco, porque se lá estiver chovendo como está aqui em SP, mais um motivo para me rejubilar por não ter ido esta semana.

Todo mundo já sabe que uma das paisagens mais lindas do mundo foi muito judiada, mas ver que ainda tem lugares assim no Rio, que a gente olha e vê o que deveria ainda estar em todo lugar é reconfortante. Eu não sou muito antenada na Ecologia, acho que todo mundo está coberto de razão, mas prefiro me abster de opinião e de ação. Alienada? Pode ser.

E eu queria acrescentar que pode ser o Rio de Janeiro, São Paulo, o rio Ganges, a Malásia, o Iraque, a Síria em guerra – a gente não faz a mala, pega o táxi, pega o avião, desfaz a mala, faz de novo, pega o táxi, pega o avião e o táxi de novo e desfaz a  mala à toa. E não é só pela paisagem não. 

Sair de casa para ir ver o mundo é um excelente motivo, ver tudo de diferente do nosso dia a dia já é razão pra correr pro aeroporto, e todos os motivos óbvios pelos quais a gente viaja, conhecer, aprender, se divertir, os de sempre.

Porém quando se tem em algum lugar pessoas, toda a azáfama de mala taxi aeroporto avião atrasado trânsito etc etc parece que nem existe. Viajar para fazer turismo e conhecer lugares novos é ótimo. Viajar para encontrar pessoas é muito melhor ainda. Na verdade o melhor em toda viagem mesmo que seja a turismo é a companhia. Que graça tem ver coisas maravilhosas e não ter ninguém do lado pra comentar? Ou ver coisas engraçadas e ninguém pra rir com a gente?

Meu coração ficou do tamanho do abraço do Cristo, desta vez nem fui lá, mas senti o abraço, viajar é ótimo, o Rio continua lindo, mas as pessoas ainda são a maior fonte de alegria que a gente pode ter.