sábado, 23 de junho de 2012

FÓRUM DAS ÁGUAS, REUNIDO EM CAXAMBU, ENVIA CARTA PARA RIO +20





Esther Lucio Bittencourt






Imagem Google


O Fórum Brasileiro de Políticas Públicas- o Fórum das Águas- que desenvolveu trabalhos em Caxambu, cidade do Sul de Minas Gerais, elaborou a Carta do Fórum das Águas, em Caxambu, entregue na reunião de cúpula Rio +20.

Consta da Carta assinada pelo presidente do Fòrum, Sergio Luiz da Silva Abreu, pela relatora , Adriana Ramos França, representante da Prefeitura Municipal e demais signatários que: " O meio ambiente deve ser analisado em suas imensas possibilidades a fim de tangenciarmos medidas sócio econômicas que trarão à população todo o retorno econômico e financeiro, sem, contudo, destruirmos sequer5 um único grão de areia, pois nosso planeta assim não admite mais. Somos parte de um ecosistema sem o qual toda a raça humana se extinguirá. É assim que o homem conseguirá intervir no seu desenvolvimento sócio ambiental sem danificar o meio ambiente. ....

A maior de todas as riquezas naturais de nossa micro-região são as águas. Faz-se mister, para sua preservação,o envolvimento de toda a sociedade. A exploração desse rico manancial deve resgatar a história e a identidade do povo, deve, sobretudo, representar a identidade, a superação de desigualdades sociais, de gênero e étnico racial, através de desenvolvimento sustentável. ............"

O objetivo da Carta é despertar o mundo para atentar que a água é o bem mais importante do planeta com destaque para a Bacia do Alto Rio Grande e para as reservas de águas minerais do Circuito das Águas. Foi portadora da Carta, gerada pelo Fórum Brasileiro de Políticas Públicas, para a Rio + 20 a Associação Fontes das Gerais.

Participaram da elaboração da Carta os presentes ao Fórum: Adriana França, Secretária Municipal de Controle Interno de Caxambu; Ana Beatriz Silva Gianelli do Curso de Ciências Políticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Argemiro Constâncio Sobrinho, vereador de Soledade de Minas; Ellison Filadélfio Lopes, vereador de Itanhandu; Jean Paulo Batista, Presidente da Câmara Municipal de Maria da Fé; o biólogo Ludivick Vilela Amaral e o professor da Faculdade de São Lourenço, Sergio Luiz da Silva de Abreu, que presidiu os trabalhos.