quinta-feira, 14 de junho de 2012

OS LIVROS E A VIDA LITERÁRIA NO RIO DE JANEIRO





Coordenado por Anibal Bragança, autor de Impresso no Brasil, prêmio Jabuti de 2011, com o tema Bibliofilia e Colecionismo, a Fundação Biblioteca Nacional promove o encontro sobre Os Livros e A vida Literária no Rio de Janeiro, dia 18 de junho, às 17:30 horas.



O palestrantes será Cláudio Murilo Leal, professor e poeta. Doutor em Letras e Mestre em Literatura Brasileira (UFRJ),ex-professor da Universidade de Essex (Inglaterra), da Universidade Toulouse-Le-Mirail (França); da Universidade de Brasília (1971/79); foi diretor do “Colegio Mayor Universitario” Casa do Brasil (Madrid) e presidente do PEN Club do Brasil. Autor de Caderno de Proust (Prêmio Nacional de Poesia do INL, 1981) e de outras obras de poesia. Tradutor da Antologia Poética, Carlos Drummond de Andrade, Espanha (1986); organizador de Toda a Poesia de Machado de Assis, Record (2008) Obras principais: Poemas; Novos Poemas; Fonte; Gesto Solidário; As Doze Horas; A Rosa Prática; A Musa Alienada; Poemas de Amor; Caderno de Proust (Prêmio Nacional de Poesia do Instituto Nacional do Livro, 1981); A Velhice de Ezra Pound; O Poeta Versus Maniqueu; Escrito en la Carne; Reflets; As Quatro Estações; Catarse; As Guerras Púnicas; Treze Bilhetes Suicidas; Módulos (antologia, Sette Letras); e Cinelândia. Tradutor da Antologia Poética, Carlos Drummond de Andrade, Espanha (1986); e organizador de Toda a Poesia de Machado de Assis, Record (2008).

O evento será transmitido ao vivo pela tvponto.com da Embratel.
                                              
Impresso no Brasil foi  coeditado pela editora Unesp e Fundação Biblioteca Nacional , trata da história do livro brasileiro por dois séculos e sua produção editorial.