sexta-feira, 22 de junho de 2012

RALLYE INTERNACIONAL 1000 MILHAS HISTÓRICAS BRASILEIRAS TRAZ NELSON PIQUET A CAXAMBU



Esther Lucio Bittencourt




Nelson Piquet, tricampeão de Fórmula Um, chegou ao hotel Glória, em Caxambu, cidade do sul de Minas Gerais por volta de 15 horas. Pilotava um Jaguar conversível, XK 120, da década de 1950.
Sua navegadora é a esposa Viviane Piquet.


 




PF-Quantos cavalos  tem o carro, Piquet?


Piquet- Não sei, mas posso te garantir que tem um burro.


Piquet e mais de 50 pilotos, com carros que desenvolvem entre 30 e 40 km por hora participam do Segundo Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras.  É uma prova  com carros antigos, que percorre estradas históricas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 
Saíram pela manhã de Angra dos Reis, no Estado do Rio, almoçaram no restaurante São Gotardo, no alto da serra, e   alguns deixaram o comboio como o corredor de fórmula 1, Nelson Piquet, para chegar mais cedo em Caxambu.


Enquanto fazia o check -in no Hotel Gloria um hóspede do Rio de |Janeiro, Sr, Roberto Boclin de 76 anos, disse que ouvira falar dele, antes de ser piloto famoso , como um rapaz que morava no Humaitá , bairro no Estado do Rio, que ajustava motor de carros. Perguntou ao Piquet se era verdade.


Pique desmentiu. "Morei no Rio até os oito anos. Daí Fui para Brasília e resido lá até hoje. Saí de lá nos idos de 1976 e retornei em 1992 quando me aposentei da fórmula um. Mas gosto muito de mecânica."


Piquet- Na verdade, quem faz o rallye são os outros, mais de 50 pessoas, nosso grupo está apenas passeando.


A largada do rali  para percorrer mais de 1600 km foi dada ontem, em São Paulo, em frente ao Shopping Iguatemi com a chancela da FIA-Federação Internacional de Automobilismo- e da FIVA _ Federação Internacional de Veículos Antigos. De3ntre os participantes, estes seguem a regra do rali, estão Wilson Fittipaldi e Pupo Moreno.







A competição terá em seu percurso cidades como Angra dos Reis (RJ), Caxambu (MG) e Campos do Jordão (SP), terminando em São Paulo, e passará pelas rodovias Ayrton Senna, Dutra, Oswaldo Cruz e Rio-Santos, além da Estrada dos Tropeiros, parte do Caminho Novo e do Caminho Velho Real.


Piquet- Não estamos levando a sério a competição. O prazer é estar juntos. É um rali, você participa se quiser. Eu participei mas não estou competindo, apenas passeando, afirma o colecionador de carros antigos, o vitorioso piloto de fórmula um. 
Nos anos 70 a garotada sonhava em ter um carro como este, um jaguar conversível. Mas não tínhamos condições financeiras. Tinha muito menino duro, isto e aquilo. Para mim as coisas deram certo e fui buscar meu carro dos sonhos e o reformei todo. Um carro esporte, com motor enooorrrme, dois lugares, conversível.




 

 Piquet na recepção do Hotel Gloria, em Caxambu


PF- Qual a emoção em participar de um passeio rali com tantos amigos?

Piquet- Primeiro que não conheço ninguém, Só o grupo que veio comigo. Os demais 50 são pessoas que vi pela primeira vez.

PF - Lembra as cavalgadas comuns aqui na região. |O pessoal se reúne e percorre a cavalo longas distancias.

Pique- Verdade. a gente acaba conhecendo bastante gente. É muito bom. Olha, até esqueci do tempo em que era piloto. Fazem 20 anos que parei de correr. 91 foi meu último ano. Agora tenho uma firma de rastreamento de automóveis. Mas tenho quatro filhos que correm.

Amanhã bem cedo os participantes do Rali deixarão o Hotel Gloria, a cidade de Caxambu e terminará, após mais dois dias, de onde veio; São Paulo, passando pela Estrada Real e pelo Caminho dos Tropeiros. Se o quinto do ouro para o Brasil Império pudesse ser levado por carros e não por tropa de cavalos, como era feito, talvez não tivesse sobrado uma faísca de pedra e ouro nestas Minas Gerais.