quarta-feira, 13 de junho de 2012

BEETHOVEN E A VIDA DE ASSALARIADO


Elb



Beethoven regendo a Nona Sinfonia(google imagens)


Por incrível que pareça Ludwig van Beethoven também se queixava , nos idos de 1823, de baixo salário e falta de dinheiro, como qualquer trabalhador comum, menos os pedreiros, pintores de parede, eletricistas, bombeiros hidráulicos, jogadores de futebol e cantores de sucesso.

Se Beethoven tivesse nascido nos idos de hoje, 2012, a profissão de pedreiro estaria em alta e ele, certamente, ganharia muito bem. Mas era cego, apesar de termos certeza de que não perderia  prumo ou esquadro.


Em carta com seis páginas divulgada pelo Instituto Brahms de Lubeck, na Alemanha, datada de julho de 1823, quatro anos antes de sua morte, o compositor da Nona Sinfonia contava ao outro compositor e harpista Franz Anton Stockhausen, que estava passando por necessidade e pedia que este lhe conseguisse comprador para a Missa Solene cuja partitura acabara de concluir.

                                   

Nesta mesma carta ele se queixava dos olhos, de sua doença, a cegueira.

A carta faz parte da coleção de pedagogia musical de Renate Wirth,(1920/2011) bisneta de Beethoven. Stefan Weymar, do Instituto Brahns informou que Beethoven não tinha caligrafia bonita e rasurava as cartas que escrevia sem preocupação de passá-las a limpo. O mesmo fazia com as partituras, obras de mestre.



Do filme Minha Amada Imortal, sobre a vida de Beethoven, um trecho da nona sinfonia.

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/DKDnEobM7VY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Emil de Cou enquanto regia a Orquestra Sinfonica Nacional dos Estados Unidos postava no twitter sobre os movimentos da Sexta Sinfonia, a Pastoral:  "A música evoca os pássaros cantando, o som de um rio e de rodas que correm. Enfim as notas se aceleram e o rio corre mais rápido. Beethoven explicou que quando as notas ficam ralentadas significa que as águas estão mais profundas."

Então , hoje, além da possibilidade de ser pedreiro, jogador de futebol, Beethoven, certamente, poderia  usar do twitter para escrever também pequenas missivas.

O que os puristas opinaram sobre a atitude do maestro? Ficaram fulos da vida.