quarta-feira, 6 de junho de 2012

FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM CAXAMBU AMANHÃ É SINTONIA COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Esther Lucio Bittencourt

                                                 

                                             
                                                       



Amanhã, dia 7 de junho, a partir das 7 horas, na Praça 16 de Setembro, em Caxambu, cidade sul mineira haverá feira especial de Produtos Orgânicos, organizada por agricultores locais, filiados a APPOM, Associação Permacultural Montanhas da Mantiqueira, Emater e Associação Fontes das Gerais, com apoio da Prefeitura Municipal. A feira está em sintonia com o Desenvolvimento Sustentável, conferência que a ONU realiza no Brasil, a Rio +  20.

 Haverá venda de produtos orgânicos. exposição de artesanato, música e explicação sobre o que é OCS.
A feira comemora o trabalho dos agricultores, voltados para a necessidade de também educar a população sobre a importância de usar produtos saudáveis, sem  uso de agrotóxicos para provocar seu crescimento.


Sem certificação do Ministério da Agricultura de que um produto é orgânico é necessário que seja paga uma taxa mensal para que isto seja obtido. Além da despesa há também o desgaste do produtor em cuidar da burocracia, além de cuidar de sua plantação e das vendas que lhe garantam sustento. Em 2008 o Ministério da Agricultura lançou uma cartilha sobre "o controle social dos produtos orgânicos com a função de promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade brasileira."

A CARTILHA


"A Organização de Controle Social pode ser formada por um grupo, associação, cooperativa
ou consórcio, com ou sem personalidade jurídica, de agricultores familiares. Mas, para que
a Organização seja reconhecida pela sociedade e ganhe credibilidade, é preciso que entre
os participantes exista uma relação de organização, comprometimento e confiança.

O PAPEL DA OCS


O papel da Organização de Controle Social é orientar de forma correta os agricultores
que fazem parte dela. Por isso, quando necessário, ela deverá consultar a Comissão da
Produção Orgânica - CPOrg da unidade onde estiver situada sobre decisões técnicas que
lhe estejam atribuídas pelos regulamentos da produção orgânica."
clique aqui para ler a Cartilha do Ministério da Agricultura, em PDF

RIO MAIS 20


De 13 a 22 deste mês de junho acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20.  A terra está esgotada, isto foi dito na Eco 98 e nada foi feito para que o solo e a atmosfera do planeta não fosse tão atingida e degradada. Nada mudou e vemos o mundo nos oferecer panoramas catastróficos. Muitos estudiosos e pesquisadores não acreditam que a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável possa mudar alguma coisa  e lançaram o manifesto Rio menos 20.

Enquanto isto cresce o movimento Cidades em Transição, no Brasil. . E é neste movimento que se insere o trabalho da Angela Vasquez e do Antonio Garcia que, mesmo sem fazer parte dele, sabem da necessidade da mudança de mentalidade do homem do campo e do consumidor final. Uma produção limpa de química poluidora para a melhor saúde do consumidor final e um planeta mais saudável.  E nisto trabalham. Foi o esforço dos dois que tornou possível a conquista do certificado OCS do Ministério da Agricultura. Caxambu, é portanto, a primeira cidade do sul de minas a conseguir este certificado e a segunda em Minas Gerais.