Esther Lucio Bittencourt

Amanhã, dia 7 de junho, a partir das 7 horas, na Praça 16 de Setembro, em Caxambu, cidade sul mineira haverá feira especial de Produtos Orgânicos, organizada por agricultores locais, filiados a APPOM, Associação Permacultural Montanhas da Mantiqueira, Emater e Associação Fontes das Gerais, com apoio da Prefeitura Municipal. A feira está em sintonia com o Desenvolvimento Sustentável, conferência que a ONU realiza no Brasil, a Rio + 20.
Haverá venda de produtos orgânicos. exposição de artesanato, música e explicação sobre o que é OCS.
A feira comemora o trabalho dos agricultores, voltados para a necessidade de também educar a população sobre a importância de usar produtos saudáveis, sem uso de agrotóxicos para provocar seu crescimento.
Sem certificação do Ministério da Agricultura de que um produto é orgânico é necessário que seja paga uma taxa mensal para que isto seja obtido. Além da despesa há também o desgaste do produtor em cuidar da burocracia, além de cuidar de sua plantação e das vendas que lhe garantam sustento. Em 2008 o Ministério da Agricultura lançou uma cartilha sobre "o controle social dos produtos orgânicos com a função de promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade brasileira."A CARTILHA
"A Organização de Controle Social pode ser formada por um grupo, associação, cooperativa
ou consórcio, com ou sem personalidade jurídica, de agricultores familiares. Mas, para que
a Organização seja reconhecida pela sociedade e ganhe credibilidade, é preciso que entre
os participantes exista uma relação de organização, comprometimento e confiança.
O PAPEL DA OCS
O papel da Organização de Controle Social é orientar de forma correta os agricultores
que fazem parte dela. Por isso, quando necessário, ela deverá consultar a Comissão da
Produção Orgânica - CPOrg da unidade onde estiver situada sobre decisões técnicas que
lhe estejam atribuídas pelos regulamentos da produção orgânica."
clique aqui para ler a Cartilha do Ministério da Agricultura, em PDF
RIO MAIS 20
De 13 a 22 deste mês de junho acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20. A terra está esgotada, isto foi dito na Eco 98 e nada foi feito para que o solo e a atmosfera do planeta não fosse tão atingida e degradada. Nada mudou e vemos o mundo nos oferecer panoramas catastróficos. Muitos estudiosos e pesquisadores não acreditam que a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável possa mudar alguma coisa e lançaram o manifesto Rio menos 20.
Enquanto isto cresce o movimento Cidades em Transição, no Brasil. . E é neste movimento que se insere o trabalho da Angela Vasquez e do Antonio Garcia que, mesmo sem fazer parte dele, sabem da necessidade da mudança de mentalidade do homem do campo e do consumidor final. Uma produção limpa de química poluidora para a melhor saúde do consumidor final e um planeta mais saudável. E nisto trabalham. Foi o esforço dos dois que tornou possível a conquista do certificado OCS do Ministério da Agricultura. Caxambu, é portanto, a primeira cidade do sul de minas a conseguir este certificado e a segunda em Minas Gerais.