sábado, 12 de março de 2011

84, CHARING CROSS. AMAZÔNIA REVISITADA

carta para Norah

Por Alline Storni

imagem: wikipédia
Filhota pipoca, não sei se você já sabe mas antes de eu vir morar aqui na Itália eu morava na Amazônia... Foram três anos por aquelas bandas, trabalhando na floresta com os bichos. Foi uma época muito boa e não fosse meu amor pelo teu pai eu estaria lá até hoje!

Lá na Amazônia existem muitas lendas. Eu não sei se aqui na Itália existem lendas também. Sei que eles contam histórias para as crianças, como acredito ocorra em qualquer lugar do mundo. Mas lendas, hummm, não sei. Vou perguntar ao teu pai.

Uma das lendas que eu e a tua avó emprestada Esther mais gostamos é a lenda do Curupira.

O Curupira é um menino (ou um anão, depende de quem conta a história) que vive na floresta. Ele tem os pés ao contrário. Desta forma ele faz com que os caçadores se percam ao seguir suas pegadas... os caçadores pensam que estão saindo da floresta e na verdade estão entrando mata adentro cada vez mais! E desta forma se perdem.

Mas não fique com medo não, Pipoca, que o Curupira não é mau. Ele só está tentando proteger as florestas.

Lá onde eu trabalhava, na Reserva Mamirauá, os moradores do local acreditavam na existência do Curupira. E muitos me disseram que já tinham capturado um curupira...quando eu perguntava pra onde eles tinham levado o curupira sempre me respondiam da mesma maneira “ pra muito longe daqui!”

Mas me juravam de pés juntos que o Curupira existia sim.

Lá no Mamirauá eles tinham um jeito de evitar que o Curupira fizesse com que eles se perdessem nas florestas. Eles tinham um “pega curupira” que eles mesmos construíam. Era tipo um quebra cabeça de madeira, um pedacinho de madeira “agarrado” no outro. Como o curupira não destrói nada que venha da floresta, nem mesmo um pedacinho de madeira, ele ficava ali tentando desatar o quebra cabeça sem quebrar a madeira, e desta forma os caçadores podiam entrar e sair da floresta tranquilos, enquanto o curupira estava ocupado.

Diziam que o Curupira fumava também, e eu vi alguns cigarros no meio das trilhas da floresta enquanto estive por lá... mas acho estranho que o Curupira fume, afinal, desta forma ele poderia incendiar a floresta, não é mesmo?

Tem ainda muitas outras lendas daquele pedaço de mundo tão diferente daqui. Eu vou te contando aos poucos. E um dia te levo pra conhecer a Amazônia, Pipoca, não te preocupe. E quem sabe nós não encontramos com o Curupira?