domingo, 27 de maio de 2012

SENHORA DO TEMPO - MANUAL DO CANADÁ E ESTADOS UNIDOS CONTRA ATAQUES ZUMBIS


Esther Lucio Bittencourt



Cena do Game Resident Evil  (imagem Google)

 A Profecia bíblica sobre o surgimento dos zumbis!

''E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.'' (Apocalipse 9:6)


Todos nós, quando crianças tivemos medo do bicho papão. Àquele ser que habitava nosso imaginário infantil herdado dos portugueses, dos negros, dos índios e que frequentava também a Galiza, a Catalunha e as Astúrias, principalmente.

Minha mãe, Sara, que em criança também conviveu com seus medos, me contou que, para vencê-los obrigava-se a ir no escuro da noite para os diversos cômodos da casa.

Meu maior bicho papão foi João dos Vasos, que carregava um saco às costas onde, diziam, servia para roubar as crianças e as transformar em sabão, e Maria Poaba, uma senhora idosa, pequena e magra que andava sempre com um guarda chuva no braço, duas rodelas de ruge no rosto e trazia o o cenho sempre franzido e assustador.

Telinha Cavalcanti conta de seus medos: "Quando eu tinha uns 5, 6 anos, os nossos vizinhos eram amigos dos meus pais e tinham 5 filhos; uma das meninas era da minha idade, uma mais velha e os restantes eram mais novos, até a bebê de um aninho. A avó morava com eles e contava histórias de arrepiar - porque, imagine, 5 crianças correndo pela casa... Ela contava a história de um cigano que entrava na igreja montado no cavalo, de noite, para impedir um casamento. Daí saía um raio do sacrário e matava o cigano. E que ciganos roubavam crianças e criavam como deles, então a gente não podia brincar na rua depois que escurecia, senão viriam os ciganos para nos levar embora - uma maneira de manter a turminha sob controle...


Morria de medo do papa-figo, que também é conhecido como homem-do-saco, aqui no Rio de Janeiro. O papa-figo rouba as crianças para comer o fígado (figo) delas; dizem que é doença, outros dizem que é maldição, e mais uns dizem que é por pura maldade. Uma vez, já casada, vi um homem andando na rua; um homem que correspondia à perfeição à descrição do papa-figo: magro, velho, pobre, carregando um saco nas costas. Tive medo até que me lembrei que eu era adulta.

E ainda tem a história da medalha do agnus-dei: essa é aconteceu no meu colégio, quando eu estava na segunda série. De repente, começou a rolar esta lenda: uma aluna havia morrido e seu fantasma aparecia deixando uma medalhinha dourada de agnus dei onde passava. Nessa mesma época a escola estava com uma área fechada, em obras, e diziam que ela aparecia por lá. Até hoje não gosto dessas medalhas."

Estas lembranças de medo foram provocadas porque o apocalipse zumbi está a caminho. É no que acredita o Governo do Canadá e o Governo dos Estados Unidos onde o CDC -Centers for Disease Control and Prevention - também lançou alerta contra a invasão de zumbis.

Os dois países lançaram  manual publicado no site do Centro de Informações para Emergências do Estado,no caso do Canadá e no  CDC, no caso dos Estados Unidos que justifica: "Ainda que as chances de um zumbi batendo na sua porta sejam pequenas, nós acreditamos que, se você está pronto para zumbis, está pronto para qualquer desastre".



Protocolos oficiais de segurança são comuns em caso de terremotos, tsunamis, incêndios, carros bombas, inundações,etc... mas alertar a população de um país sobre o risco de um ataque de zumbis é dizer que é provável que eles estejam fazendo experiências genéticas, como as do filme Resident Evil, que é também um game de sucesso, para nitendo ou pc, assim como Alone in the Dark, que joguei poucas vezes porque prefiro os RPG, como Heroes, Dragons and Dangeons.

 "Você está pronto?" 

"O conteúdo do manual que é bem explicativo divide-se em "estratégias pré-ataque, o que fazer nos primeiros cinco dias de epidemia e como mapear os melhores locais para fuga. Há ainda uma série de vídeos que ilustram o que fazer - e não fazer - em caso de um vírus zumbi à solta. As dicas incluem, por exemplo, manter ao menos metade do tanque do seu veículo abastecido, planejar uma rota de evacuação, estocar água e alimentos e ter um kit de primeiros socorros por perto - ainda que, uma vez que você seja mordido, não há muito o que possa ser feito. Um dos trechos ainda avisa: cuidado, tudo pode começar com um surto de gripe particularmente agressivo, então é bom ficar atento às notícias da TV. A campanha, que começou esta semana, contou também com tweets enviados pela conta oficial do Centro de Emergências com conteúdo sobre os ataques. Um discreto aviso esclarecendo que o apocalipse ainda não começou de verdade ajudou a evitar (por enquanto) o pânico dos canadenses. A rota de fuga:




Alguns itens do kit de emergência anti-zumbi do CDC



Opiniões sobre o pressuposto ataque: o que você faria?

Telinha Cavalcanti-" 1) fugia 2) dava um tiro na cabeça dele - que é a única maneira de matar um zumbi . "

Fal Azevedo, que lançou recentemente o livro "Sonhei que a Neve Fervia": Olha, eu ia pra Garanhuns, porque Alexandre me explicou que lá nem hecatombe, nem guerra nuclear, nem fim-do-mundo, nem zumbis, nem doença da vaca louca nos alcançarão. Nosso plano sempre foi fugir pra Garanhuns.

Airée Tavares Costa- "Amiga, eu não entendi bem o lance - é pegadinha? o governo ACREDITA em Zumbi? afinal o que é zumbi? nao será isso propaganda de filme? NÃO SEI. AGORA UMA PERGUNTA: seriam zumbis estrangeiros querendo viver no Canada? Será que os estudos sobre OVNIS estão muito adiantado por lá e eles temem uma invasão? Se eu acreditasse em zumbi ia procurar um pai de santo e pedir armas pra lutar.

Jorge Carrano -"Querida Esther, Nume epidemia desta natureza, acho que viveríamos seguindo nossos instintos, vagando sem rumo certo de um para outro lugar onde fosse possível obter abrigo e amparo. Estou fazendo uma analogia com o que se passa em "Ensaio sobre a Cegueira", do grande Saramago."

Sonja Faria Rosa-  "Nossa, Esther, que loucura! Eu realmente não posso imaginar o que faria. Acho que me trancaria no quarto com uma faca bem grande mas de que adiantaria se já estão mortos?
Pergunta dificil esta!"

Idely Mancini Vall Bastos - "Não ter problemas deve ser muito bom! Acho mesmo que os zumbis aqui passariam desapercebidos, temos tantos seres estranhos no nosso Congresso alem dos Carlinhos Cachoeiras da vida, que os Zumbis seriam parte integrante da população, ou será que já não vemos alguns por ai? O Canadá deve estar com a "vida ganha" como dizia meu pai, mas aqui não temos tempo pra eles."

Silvia Falda - "Eu acho que as pessoas estão ficando discrentes de tudo e sobretudo de Deus e acabam se apoiando em crendices malucas, superstições, medos...Quando se teme e crê em Deus não se tem medo de nada porque não se está só. Temor a Deus não é um medo de alguém que possa nos repreender ou fazer mal; é respeitar e amar como se ama e respeita a um pai. Um pai generoso que nos apóia nos momentos mais difíceis até quando somos ameaçados por algo ou alguém desconhecido. Hoje em dia há maldições e pragas maiores do que zumbis, pais que atiram filhos pela janela, filhos contra pais, irmãos contra irmãos,etc.
Falando em realidade de vida, eu dou aula aos sábados para adolescentes em uma comunidade católica e a realidade de vida destes meninos é bem mais aterrorizante do que zumbis.
Um foi abandonado pelo pai, sente-se culpado por isto e um dia destes queimou-se na cozinha tentando esquentar sua comida enquanto a mãe trabalha o dia todo para sustentá-los. Outra perdeu o irmãozinho por um "susto" que o pai deu na mãe. Outro filho de mãe alcoólatra conta que nasceu na rua graças a um bombeiro e recebeu o nome deste para homenageá-lo.Meu filho de 15 anos fala que há vários jogos na moda de matar zumbis, daí a influência na notícia... "

Dade Amorim-  "Caramba, isso é no mínimo engraçado. Mandei pra minha afilhada-filha que está morando em Ottawa."


Criança Zumbi


No filme Residente Evil a  Umbrella Corporation realiza experiências genéticas ilegais em seu laboratório no subterrâneo de Raccoon City.

Durante um dia normal de trabalho na base da Umbrella em Raccoon, conhecida como Colméia (The Hive) por estar situada vários quilômetros abaixo da terra, uma sabotagem faz com que o T-Vírus contamine o local,o que ativa os mecanismos de defesa da Rainha Vermelha, que por sua vez mata a todos para que a infecção não chegue a superfície.

A jovem Alice acorda numa mansão também localizada em Raccoon, totalmente sem memória. Após um encontro inusitado com o jovem Matt, uma equipe de segurança da Umbrella invade o local e obriga ambos a irem com eles para o Hive.A missão de Alice e Rain é colocar seu exército em ação para eliminar a disseminação do vírus devastador.

Um importante detalhe, no entanto, pega a equipe de surpresa: os companheiros tidos como mortos não tiveram suas vidas totalmente destruídas. Na realidade, eles se transformaram em zumbis devoradores, que caçam suas vítimas dentro do próprio laboratório. Basta uma mordida ou um arranhão de um deles para que haja uma contaminação ou, pior ainda, que a vítima sofra uma mutação e se transforme em um outro zumbi.

Alice e sua unidade militar têm três horas para concluir sua missão, antes que o vírus ameace se propagar por toda a Terra. Para ter acesso à "Rainha Vermelha", o grupo precisa passar por uma série de obstáculos cada vez mais assustadores dentro do labirinto que forma a Colméia e acaba descobrindo que os zumbis humanos são o medonho resultado do último e malfadado projeto da corporação Umbrella - o T-vírus.

Filme Resident Evil 4- O recomeço