terça-feira, 26 de abril de 2011

PLANTAS COMPANHEIRAS



Por Gleice Silveira (bióloga, especialista em PMM pela UFLA)


Alecrim

Ficha Técnica:
Rosmarinus officinalis L;Vandalia sp; Lindernia difusa; Vandelia difusa
Família: Escrofulariáceas
Características Botânicas: Erva miúda, ramosa rasteira, flores azuis, violáceas e brancas. Habita campos abertos e secos.



         O Alecrim é uma planta que vive muito bem sob a energia do sol e do calor. Esta planta contem óleo essencial rico em eucaliptol, e outras substâncias responsáveis pelo seu aroma típico, que  funciona como um ótimo repelente contra pragas caseiras,moscas e borboletas. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e asias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental (costurador do plexo solar). É A ERVA DA CORAGEM.
 No período medieval, era comum as pessoas valerem-se do alecrim para purificar os quartos. Também acreditavam que essa planta era capaz de desenvolver a memória. Por isso, durante as avaliações, os estudantes da Grécia tinham o hábito de fazer uso de ramos de alecrim nos cabelos.
Externamente pode ser usado para lavar feridas, principalmente de diabéticos por ser um ótimo cicatrizante. O uso de seu chá escurece os cabelos e devolve-lhes o brilho.
Na culinária o alecrim deve ser muito usado principalmente pelos tímidos, passivos e os “sem energia”. Ele vai muito bem com um frango, molho branco ou vermelho, massas e lasanhas. Gosto muito também de conservá-lo no azeite.
É contra indicado para gestantes, diabéticos, epiléticos, lactantes e os que sofrem de distúrbios prostáticos e dermatológicos.

Receita:
Chá/infusão
Uma colher de chá de folhas ou flores de alecrim secas ou frescas;
Uma xícara de água fervente

Despeje sobre as folhas a água fervente e tampe a vasilha por 10 mim.
 Indicação: cicatrizante, anemia, cansaço físico e mental, histeria, falta de apetite e problemas respiratórios.

Amor e Luz
 Gleice