terça-feira, 19 de abril de 2011

QUITANDA DA VIDA XXIII

Por Telinha Cavalcanti

Comidas de Semana Santa

Lá no século passado, Semana Santa era coisa séria. Santa, até. Não era feriadão, não tinha show, passava filme religioso na Sessão da Tarde. Além da aura sagrada, também era tempo de comida à base de coco, tempo de jejum de carne. E se comia bem, bastante, comida boa, farta, temperada.

Mamãe é alagoana, e trouxe de lá o bredo e o quibebe. Era tempo de bobó, de peixe ao leite de coco, de feijão de coco também. Meu pai não deixava ouvir música. Sexta Feira Santa era um dia de luto: Jesus morreu, menina, baixe essa televisão.

Agora, se brincar, na Sexta Feira da Paixão o povo vai na cervejinha e churrasquinho, prá comemorar que o feriado já começou na quinta. Outros tempos, outros sabores, outros costumes.

Bredo ao leite de coco

Bredo? mas o que é bredo? É um matinho que se come na semana santa. Nunca ouvi falar de bredo em outra época.


2 maços de bredo bem verdinho
250 ml de leite de coco (uma garrafinha pequena)
4 tomates cortados em cubos, sem pele e sem sementes
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassado
Um ou dois ramos de coentro
2 colheres de sopa de azeite doce (azeite de oliva)
sal a gosto

Primeiro retire as folhas do bredo, lave e escalde para tirar o visgo. Abra a torneira e deixe correr bastante água para que saia a  água do cozimento, escorra e reserve.
Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte os tomates e deixe cozinhar até que eles desmanchem e o molho engrosse um pouco. Salgue. Acrescente o bredo, o leite de coco e cozinhe por volta de 15 minutos, mexendo para que não grude no fundo da panela. Pouco antes de servir,coloque o coentro para dar gosto.

Sirva com arroz branco, acompanhando um bom peixe cozido.


Quibebe

1 kg de jerimum (abóbora)
1 cebola picadinha
2 dentes de alho triturados
250 ml de leite de coco (1 garrafa pequena)
Azeite doce (azeite de oliva)
Sal a gosto
Faça um refogado com a cebola e o alho no azeite. Acrescente o jerimum cortado em quadrados e deixe cozinhar até amaciar, mexendo de vez em quando e colocando um pouco de água para não pegar no fundo da panela.Quando o jerimum ficar macio, bata no processador até que vire um purê. Leve este purê ao fogo e junte o leite de coco, mexendo bem até engrossar (cuidado para não se queimar com os espirros).

É um bom acompanhamento para uma peixada ou peixe assado.