terça-feira, 12 de abril de 2011

QUITANDA DA VIDA XXII

Por Telinha Cavalcanti

Vocês lembram da história da minha irmã que fez a bavaroise de limão que deu errado, não lembram? Pois, como eu previ, o noivo acabou casando com ela. E ela levou, junto com o penhoar com plumas na barra (anos 80, gente, não esqueçam) um caderno preto cheio de receitas chiques copiadas à mão, com sua letra bonita de professora.
Receitas chiques e não testadas, porque, como a bavaroise já deixava a suspeitar, minha irmã não cozinhava nada.
Por isso, não foi espanto quando, uns dez dias depois do casório, ela ligou para mamãe com a voz mais humilde do mundo: "Mamãe... como é que faz arroz, mesmo?"

Pois é. Não adianta querer ser chique se você não domina o básico. E pro meu arroz ficar soltinho, eu sempre coloco algumas gotas de limão na água do cozimento. Fica soltinho e branquinho e sem nenhum gosto de limão :)

E sabe o que é bom de comer com arroz branco e soltinho? Estrogonofe...

Estrogonofe básico, de carne ou frango

Primeiro, refogue bem a carne ou o frango cortado em cubos. Não economize no alho e na cebola :)
- Não compre a bandeja pronta no supermercado... Peça uns bons bifes de chã, com 1 dedo de largura, corte em casa do seu jeito. Eu já tive surpresas desagradáveis com uma carne dura e borrachenta que na bandeja parecia ser muito boa. Se for usar o peito de frango já cortado, tudo bem.

Tá bem refogado, cheiroso, bonito? Deixe descansar ali no cantinho e vamos fazer  o arroz. Faça do seu jeito: tem gente que dá uma refogada no arroz cru, só depois coloca na água, tem gente que vai direto para a água sem refogar. Lembre do limão :)

Agora vamos fazer o molho. Hm, isso é tão bom :)

Comece refogando cebola picadinha no azeite de oliva. Corte bem muidinho mesmo. Quando ela já estiver transparente, adicione o alho. Eu sei, é receita de olho mesmo, lembra? Não sei quanta carne ou frango você está fazendo, mas eu sempre coloco uma cebola pequena inteira neste momento.

Quando aquele cheiro divino maravilhoso espalhar pela cozinha, coloque quase uma lata inteira de molho de tomate daqueles pedaçudos. Eu gosto do Salsaretti, mas tá cada dia mais difícil de achar. E a Etti não me patrocina, olha só que tristeza. Então, voltando à receita: O molho de tomate tá lá, pegando gosto. Você vai pegar aproximadamente 2 colheres de sopa de molho inglês. Digo aproximadamente porque nunca medi. Crianças, é no olho, é na cor que fica, que eu vou sabendo se está bom.

Junte agora mais 2 colheres de mostarda amarela e quase uma caixinha de creme de leite. Olhe a cor: tá bonita? tá forte? tá fosforescente? se estiver fosforescente, corra.

Quando o molho estiver borbulhando, cheiroso, na cor que você gostar, adicione a carne ou o frango refogados. Misture bem, corrija o sal, coloque um punhado de azeitona sem caroço e um pouco de pimenta moída na hora. Um pouco!!! Isso é estrogonofe, não é acarajé.

O arroz deve estar pronto, ou quase. Arrume lindamente na travessa e se gostar, coloque champinhons. Eu não gosto. Já a batata palha eu adoro. Você pode usar batata sauté, também.

Sabe o que é o melhor desta receita? Comer o estrogonofe gelado no pão francês, no dia seguinte. Ah, é uma marrravilha!