quinta-feira, 17 de novembro de 2011

E DESDE QUANDO CULTURA IMPORTA?


entrevista do poeta Ferreira Gullar sobre o CPC da UNE

Desde que o mundo é mundo a cultura, iniciativas culturais são interrompidas assiduamente. não interessa ao poder que alguém, alguéns ou o povo conheça mais , saiba mais, seja detentora de conhecimento. Quem conhece, reivindica, sabe, questiona. Sou de Niterói e, por lá, os movimentos culturais sempre foram discriminados. O mesmo acontece aqui, onde moro hoje, em Caxambu. O mesmo acontece no mundo. As verbas do governo são cortadas onde? na saúde, na educação e na cultura, Enquanto estudarem a importância do F na francofonia, tudo bem. Mas quando o estudo atinge interesses do povo , ou seja, seu crescimento como entidade que conhece alguma coisa, danou-se: cortam-se as cabeças, instrumentos quebrados não são restaurados e atuações que existiam são desprezadas e diminuídas.
A cultura, o conhecimento repartido, incomodam e muito.



Fiz Parte do Centro Popular de Cultura da União Nacional de Estudantes. Vianinha apresentava suas peças em frente ás fábricas, aos estaleiros da Ponta D`Areia, em Niterói. Movimento belíssimo. Alguém lembra do que aconteceu na década de 60?
Pois é, tudo morreu.



Porque a arte é um processo revolucionário que convoca o cidadão a pensar. E , se ele pensar, questionará.



E a arte, somente a arte, poderá resgatar e criar o sentido de cidadania em cada humano. Portanto, por que os governantes terão interesse em incrementá-la e incentivá-la?



"A Companhia de Ballet e a prefeitura de Niterói..
Ontem, dia 13, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói se apresentou na Praia de Icaraí participando do Encontro Niterói América do Sul.
Antes mesmo da apresentação era distribuído um panfleto para a audiência na praia.

"Nós, bailarinos da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói sentimos a necessidade de esclarecer a realidade em que nos encontramos. Apesar de sermos uma das companhias públicas de maior reconhecimento no cenário nacional, estamos sofrendo com o descaso das instâncias governamentais de Niterói.Há tempos buscamos que nossa reivindicação seja atendida. Como uma cidade que detém o terceiro lugar em qualidade de vida no Brasil e que assume a cultura como sua assinatura pode tratar sua companhia de ballet desta maneira? O espetáculo desta noite, Ognat, assim como diversas viagens que antecederam esta temporada durante os últimos quatro anos, tiveram verbas de origem privada. E ainda assim os louros foram todos para esta prefeitura que tanto afirma: "lá estava nossa Copanhia de Ballet representando nossa cidade e mostrando para toidos a nossa marca definitiva, a CULTURA, sempre valorizada e incentivada." De que cultura valorizada estamos falando? Quando os bailarinos da COmpanhia de Ballet da Cidade de Niterói serão atendidos? Senhor Prefeito, aonde você está?
A LUTA SALARIAL TAMBÉM É MINHA!

Ao final da belíssima apresentação, o corpo de baile fez um protesto, onde enquanto o grupo segurava uma faixa, um de seus componentes lia para a platéia esse mesmo texto, abaixo reproduzido, onde contam a situação em que se encontram como companhia pública de balé. Dizia a faixa:
"BAILARINOS DA CIA PUBLICA DE NITEROI DESVALORIZADOS ATÉ QUANDO?""
Desabafos Niteroienses

O futuro da nossa espécie