terça-feira, 29 de novembro de 2011

QUITANDA DA VIDA 53

Telinha Cavalcanti

Outro dia eu falei com a minha irmã. Ela morou muito tempo no Espírito Santo e mudou-se recentemente para a casa da minha mãe, em Recife, e me prometeu uma boa moqueca capixaba para quando eu for visitar a família.
Não resisti e pedi a receita! Anotem aí!

Moqueca Capixaba

peixe fresco (robalo, badejo ou namorado);
coentro;
2 cebolas brancas (pequenas);
3 dentes de alho;
4 tomates;
3 limões;
azeite de oliva;
pimenta-malagueta;
óleo
sal
camarão (opcional)
extrato de tomate (não é molho!)

Modo de fazer

Compre o peixe já em postas de aproximadamente 5cm de largura, lave-o com limão e salgue com uma mistura de alho e sal.
Coloque duas colheres de óleo e uma de azeite de oliva em uma panela, preferencialmente de barro.
Adicione o restante do alho machucado com sal.
Coloque as postas de peixe na panela, tendo cuidado para que não fiquem umas por cima das outras.
Corte o coentro, o tomate e a cebola e os coloquem, nesta ordem, por cima das postas de peixe que estão na panela. Regue com azeite e suco de limão.
Quando a moqueca começar a ferver, adicione o extrato de tomate (1 colherinha) e corrija o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela bem tampada.
Balance de vez em quando a panela com o auxílio de um pedaço de pano grosso para que as postas de peixe não agarrem no fundo. Se preferir, quando estiver quase pronto, adicione os camarões, que cozinham depressa.
Quando for à mesa, salpique coentro picadinho e pimenta.

Atenção: A moqueca capixaba não leva azeite de dendê e nem leite de coco. É servida com arroz branco.