quarta-feira, 2 de novembro de 2011

MUDANÇA DA ESCOLA VENCESLAU BRÁS E A CHEGADA DA SUPER UNIVERSIDADE EM CAXAMBU

Por Esther Lucio Bittencourt

Maria do Carmo Rodrigues,
Secretária de Educação do
Município de Caxambu

Foi confirmado ontem, em conversa telefônica, com o Deputado do PT Reginaldo Lopes, durante o Programa Fala Prefeito, da Rádio Circuito das Águas, o funcionamento do consórcio de 7 Universidades mineiras em Caxambu, no antigo Prédio da FUNABEM.  Os Pró Reitores de Extensão destas Universidades estarão reunidos dias 8, 9 e 10 deste mês em Caxambu, onde serão tratados  a oferta de cursos de graduação, a partir de 2013; a colaboração que haverá entre a Universidade e a Prefeitura de Caxambu, propiciando maior crescimento da cidade e definição de suas áreas de pesquisa.

O Deputado informou também que foram empenhados recursos para a formação da creche da pré-infância que beneficiará cerca de 200 crianças.
Cerca de 20 milhões de reais foram liberados para o início das obras de reforma do prédio onde funcionará  o que já está sendo chamado pela mídia de Super Universidade.  É a  primeira vez que no Brasil Universidades formam um consórcio para fomentar pesquisa, pós graduação mestrado e cursos de graduação.

Aqui abaixo a conversa do Prefeito Luiz Carlos Pinto, que desde o início de sua gestão trabalhou para trazer uma Universidade para Caxambu, com o Deputado Reginaldo Lopes.

A Secretária de Educação do Município, Maria do Carmo Rodrigues  informou que a Escola Municipal Venceslau Brás que funciona num dos prédios que será ocupado pelo Consórcio de Universidades terá seus alunos transferidos para a Escola Municipal Monsenhor João de Deus, no bairro do Bosque, e os horários de aula será o mesmo: integral.

"Estou aguardando os professores fecharem as notas dos alunos, informou a Secretária de Educação, que, provavelmente não atingirão o número atual de 74 , pois muitos alunos do quinto ano irão para o sexto ano das escolas estaduais Ruth Martins ou Domingos Gonçalves. Os que permanecerem na escola serão transferidos sem qualquer perda, o mesmo ônibus escolar os apanhará no ponto de costume e os deixará, após findar a aula, no mesmo local. Haverá até ganho para eles pois na Escola Monsenhor João de Deus os professores estão mais qualificados em várias áreas de ensino, como nas oficinas ocupadas por professores da rede. Anteriormente estes professores eram contratados especialmente. Na escola do Bosque eles pertencem aos quadros do município.   Até a cozinha é melhor equipada e o gasto do município será menor, porque há o dobro de funcionários para atender as duas escolas, alguns contratados. Os funcionários municipais  já escolheram para onde ir e serão relocados. Os alunos ficarão concentrados em uma escola somente, melhor equipada e com professores da rede municipal.
Em agosto já tínhamos a previsão de que a escola teria de ser relocada.
Precisamos focar que não haverá o fim de uma escola, mas transferência de alunos e, além do mais, há um ganho para Caxambu com a instalação na cidade da Super Universidade.
Na próxima semana estaremos recebendo aqui na Fundação uma comitiva de 40 pessoas, dentre Reitores, Pro Reitores e políticos, inclusive de Brasília, para visitar a Escola Venceslau Brás e tratarmos aqui da finalização do Projeto.
O Prefeito Dr. Luiz Carlos Pinto e sua equipe, da qual faço parte, apresentarão  pedidos pertinentes, como por exemplo a melhoria do nível da cidade e especialização para professores, além de ter as escolas participando da Universidade, talvez como escolas modelos para eles poderem aplicar suas pesquisas aqui em Caxambu."