sábado, 22 de janeiro de 2011

84, CHARING CROSS. PRIMEIRA PARADA: DUOMO DE MILÃO

Por Alline Storni
Fotos de Ana Laura Diniz


A catedral é imensa, com 157 m de comprimento e 109 m de largura.
O interior tem cinco naves com uma altura que chega
aos 45 metros, divididas por 40 pilares
Dizem que Milão não tem muita coisa para ver além das boutiques chiquérrimas! Comparado a Roma e Florença é até verdade… mas com um pouco de boa vontade você também poderá ver coisas bacanas e bonitas por aqui.

Primeira parada, lógico, DUOMO. O metrô para lá. Linha amarela e linha vermelha, fermata (que quer dizer parada, ponto) DUOMO. Daí você sai da estação do metrô e dá de cara com aquilo tudo… olhe tudo com calma. Olhe as portas, pelo amor de Dadá, olhe bem aquelas portas. E entre. É grátis (eu já tive que pagar para entrar em igreja). Tem os vitrais, e se você for absolutamente sortudo e tiver sol por aqui, você vai ver que lindo que é lá dentro…



Galleria Vittorio Emanuele: do chão ao teto,
requinte, glamour e arte
Dê a volta e pague 7 euros para subir. Deixa de ser mão de vaca, é só uma vez na vida! Suba, e aprecie sem moderação o teto do Duomo. Todas aquelas esculturas lapidadas no mármore, a cidade vista lá de cima. Vale a pena.

E já que você está ali no centro mesmo, entre na Galleria Vittorio Emanuele. Olhe para o teto e para o chão. As lojas todas, os restaurantes (se você não quer gastar muita grana com comida, não coma ali!). Atravesse a Galleria e chegue até o Teatro alla Scala…






O Teatro alla Scala é uma das mais famosas
casas de ópera do mundo. Foi construído por
determinação da imperatriz Maria Teresa
da Áustria, para substituir o Teatro Regio
Ducale, destruído por um incêndio em 1776,
devendo seu nome à igreja de Santa Maria
alla Scala, que antes se erguia no local.
No site do teatro você pode reservar uma visita guiada. Vale a pena, porque só entrar por entrar é legal mas nem tanto. Com um guia que te explique tudinho, a visita se torna uma aula de História da Arte.



Este é o inicio do tour em Milão. Mas você quer mesmo saber como é viver aqui, né? Isso é assunto para um outro post. Ou para muitos posts… aguarde e confie!

Links úteis



Duomo de Milão: www.duomomilano.it