quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

QUITANDA DA VIDA X

Por Telinha Cavalcanti

O FRANGO DO MEU MARIDO


Hahaha, se eu estivesse em Recife ia ter gente olhando torto para mim. É que "frango", lá, é xingamento :) Mas aqui não é, e esse frango assado é nota 10 :)


Não sei bem como começou essa história; foi ano passado que Amado Marido cismou de fazer um frango assado. A gente pesquisou umas receitas na internet (o google virou novo caderno de receitas da mãe, é?) e ele meteu a mão na massa. Quer dizer, no galináceo.


Já que era para brincar, então fui comprar um frango orgânico e uns temperinhos. Quem mora na roça tem frango orgânico no quintal, quem mora na cidade tem no supermercado. Depois de descongelar o pobre bicho, lá fomos nós, em mais uma receita de olho.


Ingredientes


1 frango limpo e degelado
cebola
sal
alho
limão
manteiga
ervas: alecrim e tomilho
Barbante


Como fazer:


Como o frango é de cidade, a gente começa descongelando, aquecendo o forno em temperatura média para quente e tirando o saquinho plástico que vem dentro com os miúdos do coitado. Se for frango de verdade, minha amiga, você já deve saber o que fazer ou conhecer quem saiba. Eu que não vou lembrar da infância onde as empregadas matavam frango e me traumatizavam. Eu não, violão.


Franguinho degelado e sem nada no de-dentro, o passo é esfregar limão bem esfregadinho em todo o corpinho dele. Uns dois limões devem bastar. Aí você lava e tira o limão. Mas por que, Telinha? Não sei, Amado Marido faz assim, então é assim que eu ensino. Seque bem, use toalha de papel :)


Com delicadeza, você vai pegar pedaços da manteiga e colocar por dentro da pele do frango. Levante a pele com cuidado, sem nojinho, gente. Uns pedaços de manteiga ainda gelada, e vocês sabem que eu não uso margarina. Corte o excesso de pele do sobrecu. O nome é esse mesmo! Não me olhe com essa cara!


Esfregue sal e alho por todo o frango. Aproveite e junte o tomilho e o alecrim. Pegue a cebola, tire a casca, corte na metade e coloque as metades no de-dentro do frango. Isso mesmo, lá na cavidade.


Vire o frango de barriga para cima e amarre as coxas com o barbante, senão ele pode esturricar as pernocas.  Leve ao forno de preferência em uma assadeira que tenha gradinha para escorrer a gordura. Não precisa de papel alumínio. fique atento, em meia hora ele deve começar a cheirar bem. Abra o forno, pegue o líquido que se formar e jogue de volta em cima do frango. Deixe ficar bem douradinho. Na hora de servir, corte o barbante que prende as coxas e tire a cebola de dentro do frango: ela vai estar bem macia.


Ah! sabe a gordurinha esturricada que fica na assadeira? O nome disso é graxa (pelo menos é esse o nome que minha família dá, os franceses devem ter um nome melhor e mais chique) é o melhor do frango assado. Você faz assim: pega a assadeira e, com todo cuidado, vai raspando toda a graxinha. Mistura na farofa ou come pura, mesmo. É a delícia das delícias, cheia de sabor, salgadinha.


Acompanhamentos? Uma farofinha cai muito bem. Uma cervejinha gelada, então? Hmmmm!