terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PROVADO E APROVADO!

Por Ana Laura Diniz


Ai, que eu falei que Telinha ia pro inferno. E, claro, eu, correndo junto dela. Mas é que o frango do marido dela é tão suculento, que cá nas crendices, a gente tende a achar que não é coisa benta. Desculpe, Telinha, mas se por ventura o céu for o lugar, melhor ainda, e juro que prometo, juro, que vou batendo asinhas sem redbull.


Se uma imagem vale mais que mil palavras. Imagine tantas delas?


eis o frango pronto. mas esqueci de comprar o barbante para amarrá-lo. então improvisei usando saco para assar, para evitar que as coxas do bicho esturricassem. mas não assei o tempo todo dentro do saco. quando percebi que faltavam uns 15 minutinhos, tirei do saco para dourar mais.

seguindo a dica da Telinha, tirei um pouco da graxa pra fazer a farofa. 

como se vê, um pouco de uvas passa branca e preta com nadica de sal. aqui inventei um pouco. adoro farofa agridoce. às vezes, coloco também banana.

a farinha seguiu aos poucos, já que desejava-a um pouco molhadinha.

e segue o preparo... tudo bem misturadinho, amassadinho...

 ei-la pronta!

 o arroz branco e solto de acompanhamento, temperado apenas com um pouco de cebola e sal...

 e finalmente o prato principal: inventei de colocar batatas. fiz separado e já picadas para cozinhar mais rápido. nos 10 minutos finais de dourar o frango, acrescentei-as para misturar no restante da gordurinha e da graxa, para uma leve gratinada.

aqui, o frango já sendo saboreado no almoço de domingo. o detalhe é para o recheio, onde também não resisti e além das cebolas, somei um punhado de passas brancas, damascos e dois fartos quadrados de queijo parmezão no de-dentro do frango.

mais um detalhe do de-dentro, quase sem frango diga-se passagem...

 e o prato... antes de desejarmos... BON APPETIT!

O que mais falar? Arranquei suspiros da Esther, coisa mais difícil do mundo.  Ali, rá, só não me dei por satisfeita porque ainda não tinha comido. 


Não fiz fotos da preparação do frango porque não deu. Faltavam mãos para fotografar. Mas achei surpreendente o descolar a pele do frango para recheá-lo com a manteiga gelada. Excelente sacada!

E para terminar, apenas uma contra-indicação: aos que vivem em regime, distância. Porque a gula é inevitável. Tá vendo? Pecado Mortal. Não pode ser mesmo bento...